by
on
under
tagged , , ,
Permalink

Os onze alimentos mais nutritivos do planeta

A melhor maneira de consumir a quantidade necessária de nutrientes por dia, não é só contando calorias, e sim, conhecendo quais são os alimentos mais nutritivos do planeta.

A seguir, os 11 alimentos mais nutritivos para você inserir no seu dia a dia:

1. Salmão

salmao

O salmão é um dos peixes que contém a maior quantidade de ômega-3. Os ácidos graxos do ômega-3 são extremamente importantes para o funcionamento ideal do corpo. Eles estão ligados a um melhor bem-estar e um risco menor de adquirirmos doenças graves. Apesar de o salmão ser supervalorizado, principalmente, por conter em sua composição os benefícios dos ácidos graxos, o peixe possui uma enorme quantidade de outros nutrientes.

Um pedaço de 100 gramas de salmão contem 2,8 gramas de ômega-3, proteína animal de alta qualidade, vitaminas e minerais além de incluir grande quantidade de magnésio, potássio, selênio e todas as vitaminas do complexo B2. Consumir salmão pelo menos uma vez por semana ajuda seu corpo a obter a quantidade necessária de ômega-3 que seu corpo e seu cérebro necessitam.

Estudos indicam que pessoas que comem peixes gordurosos regularmente tem um risco menos de doenças cardíacas, demência, depressão e uma infinidade de outras doenças comuns.

Além disso, vale lembrar que o salmão tem um gosto delicioso, é bastante simples de preparar e você vai sentir-se bem alimentado com poucas calorias.

Se você puder, escolha o salmão selvagem ao invés dos de criação. São mais nutritivos e menos prováveis que contenham compostos nocivos.

Nota: Os peixes gordos, como o salmão, são carregados de ácido graxos benéficos, proteínas, vitaminas e minerais. Uma boa dica é consumir um destes peixes pelo menos uma vez por semana.

2. Couve

couve

De todas as verduras, a couve é a rainha! Ela é carregada de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Uma porção de 100 gramas de couve contém:
200% da recomendação diária de vitamina C
300% da recomendação diária de vitamina A
1000% da recomendação diária de vitamina K1
Grandes quantidades de vitamina B6, potássio, cálcio, magnésio, cobre e manganês. Isto vem com dois gramas de fibra, três gramas de proteína e apenas 50 calorias.

Nota: A couve é uma das verduras mais densas de nutrientes que você pode comer. A couve contém grandes quantidades de vitaminas, minerais e compostos que combatem o câncer.

3. Alga

alga

O mar tem muito mais do que peixes e frutos. Tem, também, grande quantidade de vegetação.

Normalmente chamadas de algas, no oceano existem milhares de diferentes espécies de plantas que são incrivelmente nutritivas.

Em muitos casos, algumas algas chegam a ser mais nutritivas que os vegetais terrestres. A alga é particularmente rica em minerais como cálcio, ferro, magnésio e manganês.

É, também, carregado com vário compostos bioativos, incluindo ficocianinas e carotenoides. Algumas destas substâncias são antioxidantes e com grande poder anti-inflamatório.

Mas onde a alga realmente brilha é no seu alto teor de iodo, um mineral que é usado para fazer os hormônios da tiroide. Basta comer uma alga com alto iodo uma vez por mês, para dar a quantidade que seu corpo necessita.

Se você não gosta da ideia de comer algas, então você pode ingeri-la como um complemento. Comprimidos de algas secas não costumam ser caros e são carregados de iodo. Outra ideia são os sushis e temakis que contém algas e outras coisas boas.

Nota: Em sua maioria, os vegetais do mar são altamente nutritivos, mas raramente consumidos em partes ocidentais do mundo. Eles são particularmente ricos em iodo, que é essencial para a função das tiroides.

4. Alho

alho

O alho é um ingrediente especialmente incrível! Além de transformar todos os tipos de pratos, é, também, altamente nutritivo.

O alho é rico em vitaminas C, B1 e B6, cálcio, potássio, cobre, manganês e selênio. É também composto por outro nutriente extremamente importante chamado alicina, o ingrediente ativo do alho.

Há muitos estudos sobre os benefícios de saúde da alicina e do alho. De acordo com estudos, o consumo do alho mostrou diminuição da pressão sanguínea, aumento do colesterol bom e a diminuição do colesterol ruim e a redução do risco de doenças do coração.

O alho contém, também, várias propriedades que combatem o câncer. Estudos mostram que as pessoas que comem um monte de alho tem um risco muito menor de terem cânceres comuns, especialmente o câncer do cólon e do estômago.

O alho também é muito potente para matar agentes patogênicos como bactérias e fungos.

Nota: o alho tão saboroso quanto saudável. É altamente nutritivo e os compostos bioativos contém propriedades que combatem doenças.

5. Marisco

marisco

Tirando todos os organismos maravilhosamente nutritivos encontrados no mar, os crustáceos podem ser os mais nutritivos de todos. Os tipos mais comuns de marisco consumido incluem moluscos, ostras e outros.

Amêijoas estão entre as melhores fontes de vitamina B12 existentes no mundo. Cem gramas de amêijoas são capazes de abastecer 16 vezes mais as recomendações diárias desta vitamina. Também é rica em outros nutrientes, incluindo a vitamina C, a vitamina B, potássio, selênio e ferro.

Ostras também são altamente nutritivas. Com 100 gramas, estes moluscos são capazes de fornecer 6 vezes a recomendação diária de zinco, 2 veze a de cobre, junto com grandes quantidades de vitamina B12 e vitamina D. Além de uma infinidade de outros nutrientes.

Realmente, os crustáceos estão entre os alimentos mais nutritivos que existem. E, infelizmente, as pessoas raramente os consomem.

Eles também podem ser considerados uma ótima comida para as pessoas que querem estar o mais próximo possível de ser vegetariano, recebendo a maior parte dos benefícios do consumo de alimentos de origem animal.

Nota: os mariscos estão entre os organismos mais nutritivos encontrados no mar. Eles são muito ricos em nutrientes importantes como a vitamina B12 e o zinco.

6. Batatas

batatas

Uma única batata grande contém uma grande quantidade de potássio, magnésio, ferro, cobre e manganês. Com muita vitamina C e a maioria das vitaminas do complexo B, as batatas realmente são um dos alimentos mais deliciosos e perfeitos do mundo.

Nelas, está contido um pouco de quase todos os nutrientes que precisamos e ainda não há relatos de pessoas que vivem sem batatas por um longo tempo. Também são um dos alimentos mais gratificantes que existem.

Quando pesquisadores compara o valor da saciedade de diferentes alimentos, as batatas cozidas, por exemplo, pontuam mais do que qualquer outro alimente citado.

Se você cozinha as batatas e, em seguida, deixar esfriar, elas formam grandes quantidades de amido – uma substância semelhante à fibra com muitos benefícios poderosos à saúde.

Nota: As batatas contém um pouco de quase todos os nutrientes que precisamos. São extremamente gratificantes e contém grande quantidade de amido.

7. Fígado

figado

Sim, fígado! Eu, particularmente, não como carne, mas fiquei impressionada com a quantidade de nutrientes que tem neste alimento.

De todos os órgãos de animais, o fígado é de longe o mais nutritivo! O fígado é um órgão com centenas de funções relacionadas ao metabolismo. Uma de suas funções é armazenar nutrientes importantes para o resto do corpo.

Uma porção de 100 gramas de fígado bovino contém:
1,176% da recomendação diária de vitamina B12
Mais de 50% da recomendação diária de vitaminas B6, B5, ácido fólico e niacina
201% da recomendação diária de vitamina B2
634% da recomendação diária de vitamina A
714% da recomendação diária de cobre
Mais de 30% da recomendação diária de ferro, fósforo, zinco e selênio
29 gramas de proteína animal de alta qualidade.

Comer fígado uma vez por semana é uma boa maneira de garantir que você obtenha a quantidade ideal desses nutrientes importantes.

Nota: Para as pessoas que ingerem carne animal, recomenda-se a ingestão do fígado por ser o órgão mais nutritivo dos bovinos.

8. Sardinha

sardinha

Sardinhas são pequenos peixes oleosos que, normalmente, são consumidos por inteiro. Isso inclui ossos, pele, órgãos, cérebro e tudo mais.

Levando-se em consideração que os órgãos são, normalmente, as partes mais nutritivas de um animal, não é surpreendente ver que as sardinhas inteiras são incrivelmente nutritivas. Elas também contém um pouco de quase todos os nutrientes que o corpo precisa e estão muito perto de serem vistas como “perfeitas” sob o ponto de vista nutricional.

Assim como outros peixes gordos, as sardinhas também são muito ricas em ômega-3, substância saudável ao coração.

Nota: Pequenos peixes oleosos como a sardinha são, geralmente, consumidos por inteiro. O que inclui os órgãos, ossos, cérebro e outras partes nutritivas. As sardinhas contém um pouco de quase todos os nutrientes que precisamos.

9. Mirtilos – Blueberries

blu

Embora os mirtilos não sejam tão ricos em vitaminas e minerais como os vegetais, é no teor de antioxidantes que eles brilham. Estes frutinhos são carregados de substâncias antioxidantes, incluindo antocianinas e fitoquímicos, alguns dos quais exercem efeitos protetores no cérebro.

Vários estudos examinaram os efeitos do mirtilo na saúde dos seres humanos e, um deles, descobriu que o blueberry melhorou a memória em adultos mais velhos.

Outro estudo descobriu que os homens obesos e mulheres com problemas de metabolismo tiveram uma queda da pressão arterial e redução do colesterol ruim ao adicionarem o blueberry às suas dietas. Esta constatação faz sentido uma vez que a ingestão de mirtilos demonstrou o aumento do valor antioxidante do sangue.

Outro estudo importante mostrou que esta fruta ajuda a combater o câncer.

Nota: Os mirtilos são muito nutritivos em comparação com a maioria das outras frutas e são carregados de antioxidantes poderosos. Alguns dos quais podem aumentar o valor o valor antioxidante do sangue além de ter um efeito protetor do cérebro.

10. Gema de ovo

ovo

A gema do ovo foi injustamente “demonizada” por seu conteúdo de colesterol. Mas estudos recentes mostram que a dieta do colesterol não é algo que você precisa se preocupar tanto porque ele não aumenta o colesterol ruim do sangue.

Estamos falando de um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Os ovos inteiros são tão nutritivos que às vezes são referidos como “multivitamínico da natureza”. A gema do ovo é carregada com vitaminas, minerais e vários nutrientes poderosos.

A gema é rica em luteína e zeaxantina, antioxidantes que podem proteger os olhos e reduzir o risco de doenças oculares como a catarata. Os ovos também são compostos com colina, um nutriente do cérebro que cerca de 90% das pessoas não consome o suficiente.

Os ovos também contém proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis. Vários estudos sugerem que eles até podem te ajudar a perder peso. A gema é onde quase todos os nutrientes são encontrados. Jogá-la fora é a pior coisa que você pode fazer ao consumir um ovo.

Além disso, os ovos não são caros, o sabor é delicioso e são super fáceis de preparar. Se puder, consuma os ovos enriquecidos com ômega-3. Eles são mais saudáveis que os convencionais.

Nota: Ovos inteiros são tão nutritivos que muitas vezes são chamados de “multivitamínicos da natureza”. A gema onde quase todos os nutrientes são encontrados.

11. Chocolate escuro (cacau)

chocolate

Huum, a melhor parte desta pesquisa é saber que o chocolate é um dos alimentos mais nutritivos do planeta!

O chocolate escuro com alto teor de cacau é um dos alimentos mais nutritivos que você pode comer! Ele é carregado de fibras, ferro, magnésio, cobre e manganês. Mas o fator mais importante é a sua variedade impressionante de antioxidantes.

Existem vários estudos em humanos que mostraram que o chocolate escuro tem poderosos benefícios para a saúde. Isto inclui a melhora do fluxo sanguíneo, a pressão arterial, a redução do colesterol ruim e a melhora da função cerebral.

Agora, a melhor notícia: um dos estudos descobriu que as pessoas que consumiram chocolate escuro 5 vezes por semana tiveram um risco 57% menos de terem doenças cardíacas. Levando-se em consideração que doenças no coração é a causa mais comum de morte no mundo, esta descoberta pode adoçar a vida de milhões de pessoas.

Nota: Certifique-se de consumir o chocolate escuro com teor mínimo de 70% de cacau. Os melhores são os que contém 85% ou mais teor de cacau. Comer um quadradinho de chocolate escuro de qualidade todos os dias pode ser uma das melhores maneiras de complementar sua dieta com antioxidantes adicionais.

| via

2 Comments

on “Os onze alimentos mais nutritivos do planeta
2 Comments on “Os onze alimentos mais nutritivos do planeta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>