Comportamento
O preço de uma refeição influencia o julgamento do prato?
por Adele Grandis
O preço de um prato pode influenciar o julgamento que faremos da comida, é o que mostra um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em um artigo recém-publicado pelo Journal of Sensory Studies. A pesquisa revela que quanto mais caro pagamos por uma refeição, mais sentiremos satisfação e vontade de comer.
139 voluntários foram divididos em dois grupos e convidados a comer separadamente em um mesmo restaurante. Ambos estavam liberados a comer quantas fatias de pizza quisessem e receberam dinheiro para pagar suas contas.
No entanto, um grupo foi informado que a fatia de pizza custava US$ 4, enquanto ao outro foi dito que o preço por pedaço era de US$ 8. Após a refeição, as pessoas tiveram de avaliar o sabor da comida e a experiência do jantar utilizando de notas de 0 a 9.
Os que pagaram o valor mais alto disseram que a comida era mais saborosa do que os que pagaram menos – que também comeram menos e deram notas piores.
Em uma nota oficial, o time de especialistas justificou as notas dadas considerando sua avaliação do experimento: “As pessoas definem sua expectativa de gosto parcialmente com base no preço – e isto se torna uma profecia autorrealizável. Se não custar caro, não pode ser tão bom. Além disso, cada fatia adicional parece pior do que a anterior. As pessoas realmente acabam lamentando ter escolhido um restaurante barato”.
Como alternativa para driblar essas ilusões causadas por nosso cérebro, os pesquisadores sugerem evitar restaurantes baratos. “Vá ao buffet mais caro que puder pagar. Você vai comer a mesma quantidade, mas irá desfrutar mais da experiência e da comida”.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário