Cinema a gosto
13 cenas mais horripilantes com comida na história do cinema
por Valéria Scavone
Comer pode ser uma experiência agradável, mas alguns filmes transformam a comida em algo que provoca repulsa e horror.
De insetos rastejantes a coquetéis de camarão monstruosos, essas cenas de comida no cinema deixaram o público desconfortável por décadas.
Confira as 13 cenas mais horripilantes com comida na história do cinema, cada uma com seu toque perturbador.
1. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) — A Transformação de Violet
A viagem psicodélica de barco em Willy Wonka e a Fantástica Fábrica de Chocolate pode ser uma cena assustadora, mas para mim, a morte de Violet Beauregarde é mais assustadora.
É uma mudança brusca de excitação para terror quando a pirralha mascadora de chiclete fica roxa e explode em um mirtilo, então é rolada para longe, para nunca mais ser vista.
2. Eraserhead (1977) — Cortando o frango
Em “Eraserhead“, de David Lynch, há uma experiência grotesca de jantar, onde Henry fatia um frango que parece estar vivo.
Há muitos momentos selvagens nesta obra de arte bastante abstrata, mas a cena abrasiva do jantar em que Henry, o protagonista, vai jantar com os pais de sua namorada é uma das mais memoráveis.
Ele sai para cortar um frango na mesa, que parece ainda estar, uh, se movendo. Não quero nem digitar o que acontece a seguir, mas digamos que é um momento de horror bem ‘raro’.
3. Os Garotos Perdidos (1987) — O arroz são larvas
Já deu uma mordida em algo e teve medo que estivesse vivo? O filme “Os Garotos Perdidos” traz esse pesadelo à tona, transformando arroz em larvas e macarrão em vermes, aterrorizando os personagens e o público.
4. A Maldição da Serpente (1988) — Minhocas em conserva de gelatina (aspic)
Em um jantar, o personagem de Hugh Grant revela uma “iguaria local” que nada mais é que minhocas em na gelatina. Este detalhe incômodo mostra um pouco do folclore estranho das Ilhas Britânicas com visuais desconcertantes.
5. Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem (1988) — Surpresa de camarão no coquetel
Eu adoro uma festa dançante, mas não quando termina com a mão de um monstro camarão na minha cara. Beetlejuice é cheio de momentos malucos, estranhos e assustadores, mas por algum motivo, o único que me pega é a cena do jantar.
Quando o grupo se senta para jantar, eles começam a cantar e dançar enquanto ‘Banana Boat‘ de Harry Belafonte os possui. A sequência é tão hilária que o que acontece a seguir é um susto como nenhum outro.
Quando eles se sentam e terminam a música, os coquetéis de camarão na frente deles se transformam em mãos que saltam de seus copos, agarram seus rostos e os empurram para baixo. Eu sempre penso em como seria ter dedos fedorentos e de camarão enrolados em volta do meu rosto. Nenhuma festa dançante vale isso.
6. Se7en (1995) — A gula desenfreada
O momento mais horripilante com comida que já vi em um filme acontece em Seven, que vi quando era adolescente. No filme, Brad Pitt e Morgan Freeman interpretam detetives tentando capturar um serial killer cujos assassinatos têm como tema os ‘sete pecados capitais’.
A primeira vítima do filme ficará na minha memória para sempre: a gula personificada. Um homem que foi amarrado a uma cadeira em frente a uma mesa posta na sala de jantar mais assustadora do universo, e forçado a comer espaguete até seu estômago estourar.
7. Matilda (1996) — Bruce! Bruce! Bruce!
Em Matilda, a diretora malvada, Srta. Trunchbull, acusa um jovem aluno, Bruce, de roubar seu bolo favorito. Como punição, ele é forçado a subir no palco para comer um bolo de chocolate inteiro e enorme, feito com suor e sangue da cozinheira da escola, tudo de uma vez.
Assistir a isso quando criança foi muito perturbador, e é honestamente impressionante como aquele filme transformou uma sobremesa deliciosa em algo tão enjoativo.
Esta cena ficará para sempre gravada na minha mente, mas será que algum dia recusarei uma fatia de bolo de chocolate?
hmm… Nunca!
8. Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992) — O Garmonbozia de milho cremoso
Um fã casual de Twin Peaks pode associar o inovador filme de David Lynch e Mark Frost com a iconografia de torta de cereja e café, e isso definitivamente faz parte.
Mas o verdadeiro coração escuro e comestível deste projeto de arte multivalente vem na forma de garmonbozia — uma manifestação física da dor e tristeza humanas que se parece estranhamente com milho cremoso.
Ela aparece pela primeira vez na segunda temporada da série, primeiro no prato de uma senhora idosa recebendo uma entrega do Meals on Wheels, depois misteriosamente nas mãos em concha de seu neto do outro lado da sala.
No longa-metragem de Twin Peaks, Fire Walk With Me, esses mesmos dois personagens e vários habitantes demoníacos do purgatório Black Lodge são retratados sorvendo e ocasionalmente uivando por esse combustível de pesadelo enquanto eles basicamente profanam tudo o que é puro e bom sobre os mortais.
Clique aqui para assistir uma destas cenas.
9. A Viagem de Chihiro (2001) — Os pais porcos
“A Viagem de Chihiro” transforma a indulgência em horror quando os pais da protagonista se transformam em porcos. A cena enfatiza um aviso grotesco contra a ganância e o excesso.
Os pais de Chihiro, o personagem central, se empanturram de comida em um parque de diversões abandonado até se transformarem em porcos.
É uma reflexão visceral e gráfica sobre o excesso, e é uma das poucas obras de arte que testemunhei que faz a comida parecer repulsiva.
Eu provavelmente era jovem demais para entender o significado da cena, então talvez eu devesse assistir A Viagem de Chihiro novamente agora que estou em uma idade em que posso realmente apreciá-la.
10. Oldboy (2003) — Um banquete de polvo
Em “Oldboy”, o protagonista consome um polvo vivo inteiro se contorcendo, criando um dos momentos culinários mais perturbadores do cinema.
É uma observação desconfortável, e fica ainda mais desconfortável quando você descobre (como eu descobri quando pesquisei a cena agora mesmo para escrever isto) que o ator Choi Min-sik acabou comendo quatro polvos vivos filmando a cena — e que ele é vegetariano.
11. Amantes Eternos (2013) — Picolés de sangue
No filme de vampiros, Tilda Swinton tenta animar seu parceiro com picolés de sangue tipo O negativo. A imagem surreal mistura horror com humor, simbolizando a vida sombria dos mortos-vivos.
12. Triângulo da Tristeza (2022) — Jantar de náusea coletiva
Quando um grupo de pessoas ricas sofre com a má alimentação e enjoo durante um jantar, o resultado é um caos grotesco. A cena destaca o horror visceral de uma intoxicação alimentar em massa.
Assista ao vídeo aqui.
13. A Substância (2024) — Camarões no Limite
A cena de Dennis Quaid devorando camarões é o ápice da repulsa. Comendo de boca aberta e coberto de restos de camarão, Quaid representa a gula em uma cena tão realista que provoca desconforto.
Essas cenas nos lembram que o horror alimentar não precisa de sangue para ser aterrorizante — muitas vezes, é a repulsa que mais nos marca.
Qual destes filmes tem a cena mais horripilante com comida? Deixe sua opinião aqui nos comentários.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário