
Comportamento
Desligue a TV e o celular e vá comer
por Adele Grandis
Você nem come um pratão de pedreiro nas refeições, mas tem aquele pneuzinho pulando para fora da calça que tanto incomoda? Bem, isso é culpa da sua distração ao se alimentar, de acordo com os especialistas da Universidade de Birmingham, que acabam de revelar os resultados de uma série de pesquisas realizadas sobre o tema.
Para chegar a tal conclusão diversos estudos foram feitos. No primeiro deles, 39 mulheres jovem e no peso ideal receberam a mesma refeição, de 400 calorias, mas foram divididas em três grupos: um comeria jogando no computador – foi dito que ganhariam dinheiro pela performance no jogo, outro grupo apenas foi instruído a jogar enquanto comia e o último não teve nenhuma distração durante a refeição.
À tarde, horas após o almoço, todas tiveram acesso a pratos com biscoitos e poderiam consumir quantas bolachas quisessem. O grupo que jogou para ganhar dinheiro comeu 69% mais do que aquele que não teve nenhuma atividade enquanto almoçava. E o que apenas jogou comeu 28% mais bolachas que o grupo sem distração durante a refeição.
No segundo experimento, 63 pessoas jantaram sopa e pão. Metade delas comeu enquanto assistia televisão e o restante não teve nenhuma distração. Os que comeram em frente à TV ingeriram 19% mais pão.
Por fim, 45 pessoas em seu peso ideal foram divididas em três grupos. O primeiro ouviu um áudio com instruções dizendo para que imaginassem a si próprio comendo – induzindo-os a se focarem na própria comida, o segundo ouviu um áudio dizendo para que imaginassem que estavam vendo uma celebridade comendo – também focando-os na comida, mas distraindo-os com o famoso) e o terceiro apenas comeu em silêncio.
Mais tarde foi oferecido biscoitos a todos os participantes. Os que apenas se alimentaram sem distrações comeram menos bolachas que o restante dos voluntários.
Como resultado das observações os especialistas concluíram que distrações que fazem parte de nosso cotidiano – como assistir televisão ou usar o celular – durante as refeições fazem com que a comida não seja o foco da atenção, contribuindo para o aumento do peso.
Tal associação se dá pelo papel fundamental da memória recente em relação ao apetite. Enquanto estamos distraídos, nosso cérebro não assimila a refeição e pouco tempo depois de alimentar sentimos fome por não termos voltado nossas atenções à comida. É a distração também que faz com que a gente coma e belisque mais também.
Ou seja, bora aproveitar as refeições para ter alguns minutinhos desconectados do mundo e focados no prato?
| via Bio Space
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário