Receitas
Estrogonofe: de onde vem esse prato?
por Redação
De onde será que vem o estrogonofe?
Quantas vezes você comeu um prato sem nem imaginar a história por trás do nome popular? Pra ser bem sincera, esta curiosidade dentro de mim é bem recente e, por isso, decidi ir atrás e pesquisar para vocês diversas origens de nomes de pratos e comidas gostosas.
Estreia hoje, no Comendo com os Olhos, a coluna “De onde vem esse Prato“. Para começar, vamos falar de um clássico que quase todo mundo gosta muito: Estrogonofe!
A Origem do Estrogonofe
Contar a origem do nome de um prato ou de uma receita que existe há tempos, não é tarefa fácil. Sempre há 2, 3 versões de como surgiu. São poucas as vezes em que há um argumento certeiro sobre, mas o legal é ‘costurar’ as informações e viajar um pouquinho na história de cada uma delas.
No livro francês L´Encyclopedie de la Cuisine, os autores dizem que o “Strogonoff” ou Stroganov é um clássico da cozinha russa, adaptado pela cozinha francesa. De acordo com a publicação, a origem do nome tem duas versões.
A primeira diz que o prato leva o nome de uma família rica de comerciantes russos, os Stroganov, que tinham um cozinheiro francês para preparar seus banquetes e que teria sido o criador do prato.
A segunda versão da Origem do Estrogonofe
Uma segunda versão explicativa deste mesmo livro, diz que o nome do prato vem, simplesmente do verbo russo “strogat”, que significa “cortar em pedaços” (a carne).
De acordo com uma publicação feita pela Revista Gula, um médico russo criou o prato como parte de dieta para curar doenças de monarcas.
No século XIX, o Dr. Strogonoff estava a serviço da czarina Maria da Rússia quando houve um surto de intoxicação alimentar em São Petersburgo.
Foi então que o médico ministrou uma rígida dieta à base de arroz, carne bovina previamente fermentada com nata e suco de cebola. Depois disso, a corte adorou a receita e, assim, migrou o prato para o mundo.
Outra versão publicada no livro “500 anos de Sabor”, de Eda Romio, afirma que, no século XVI, os russos levavam como ração para os campos de batalha, pedaços de carne cortados e acrescentavam um pouco de gordura e creme azedo.
No final do século XIX, o chef francês Thierry Costet, que trabalhava para nobres de Novgorod, acrescentou à mistura ingredientes europeus, como cogumelos, mostarda e páprica.
Com a revolução de 1917, que terminou com a era dos czares no país, muitos russos foram para a Europa, onde o estrogonofe ganhou detalhes finais e se transformou no prato que conhecemos hoje em dia.
Em suma, o nome estrogonofe é russo com um toque final de ingredientes europeus.
E para fazer jus à receita original, compartilhamos com vocês o passo a passo deste clássico que quase todo mundo neste mundo adora!
|| Estrogonofe Clássico ||
Ingredientes:
- 1 kg de filé mignon em tiras finas
- 1 cebola grande picada
- 4 colheres de sopa de ketchup
- 1 colher de sopa de mostarda
- 3 colheres de sopa de molho inglês
- 1 cálice de conhaque
- 1 lata de creme de leite
- 300 ml de leite integral
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- sal a gosto
Como faz:
- Frite a carne com uma colher de manteiga. Reserve;
- Em um recipiente, adicione ao creme de leite o ketchup, a mostarda, o sal e a farinha de trigo dissolvida no leite. Reserve;
- Em uma panela grande, refogue a cebola no restante da manteiga e, assim que dourar, adicione a carne e o champignon, sempre refogando devagar;
- Adicione o molho inglês e o conhaque aquecido e flambe;
- Acerte o sal e, por último, acrescente a mistura cremosa;
- Quando levantar fervura, retire do fogo e sirva.
Delícia!
| receitinha via Revista Gula
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário