Apimentadas
McDonald´s revela que há carne na composição de suas batatas fritas
por Valéria Scavone
Se você é vegetariano e daqueles que até vai ao McDonald´s para acompanhar os amigos e acaba pedindo uma batatinha pra comer ali de boa, você acaba de levar um tapa na cara de uma das maiores corporações de alimentos do mundo. Em um vídeo recém publicado pela própria rede de fast food, Grant Imahara, ex-apresentador do Mythbusters, mostra a real composição das batatas fritas.
Em um aglomerado de 19 ingredientes, está o “composto de carne” e “leite hidrolisado” – perigosíssimo para os sensíveis à lactose. No site do McDonald´s, há um espaço de perguntas e respostas quanto aos ingredientes dos produtos. E foi por lá que eles também revelaram do que é feita, afinal, suas batatas fritas.
Na seção “A nossa comida, suas perguntas”, a rede de fast food deixou explícito que, além do sal e do óleo para fritar, as batatas fritas do McDonald´s contém glicose, ácido sódico pirofosfato (ajuda a manter a cor amarela), ácido cítrico (funciona como conservante), dextrose (açúcar derivado do milho aplicado para repor a glicose perdida no início do processo de cozimento das batatas) e dimetilpolisiloxane (este “palavrão” é um derivado de silicone que serve para impedir que todas estas misturas façam espuma).
U-oou!
O processo de passar as batatinhas em uma solução dextrose acontece antes de serem fritas, no processo de cozimento para repor o açúcar perdido na fervura do tubérculo. Segundo a gigante fast food, este elemento serve para que, depois de fritas, as batatinhas fiquem com uma aparência “dourada e uniforme”.
Além disso, o óleo para fritar não é um óleo qualquer. É um óleo com uma mistura especial de óleo de canola, de milho, cártamo e de soja hidrogenado com o antioxidante Terc-butil-hidroquinona, vulgo TBHQ.
O TBHQ está muito relacionado com surtos asmáticos e, sendo de origem petrolífera, liga-se também a problemas graves de pele, hormônios e até o desenvolvimento do câncer a alterações no DNA.
A campanha de revelação dos produtos do McDonald´s é uma espécie de tira-dúvidas interativo feito pela empresa no Canadá. A explicação já tinha sido dada, mas voltou à tona na internet com a gravidade da composição conter a substância TBHQ.
Vários sites já alertaram para o risco de vários ingredientes, em especial o TBHQ, fazendo com que o espaço de relacionamento entre consumidor e a empresa, possa ter efeitos precisamente contrários aos pretendidos pela cadeia multinacional.
Se você é vegan ou vegetariano, pare agora de enganar-se porque, de acordo com um comunicado publicado oficialmente no site do McDonald´s, nenhum dos alimentos do cardápio pode ser considerado vegetariano.
“No momento, nenhum dos nossos itens do cardápio são certificados como vegetarianos ou veganos. O óleo que nossos fornecedores utilizam para parcialmente fritar nossas batatas famosas em todo o mundo tem um saborizador natural de carne que também contém leite hidrolisado como um ingrediente inicial, adicionado para realçar o sabor”.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário