Comendo com os Olhos
[NSFW] Feminismo dominante, por Nadia Lee Cohen
Com o objetivo de empoderar, ainda mais, a força feminina, a fotógrafa inglesa Nadia Lee Cohen adotou uma abordagem audaciosa para a positividade do corpo, tirando retratos nus de dezenas de mulheres de formas e tamanhos variados.
Inspirada nos movimentos que não param de surgir para acabar com a censura discriminatória do corpo feminino, bem como ativistas do Instagram que utilizam a plataforma para protestar contra proibições em partes da anatomia feminina, Cohen se aproximou de amigas que ela sentia serem irradiadas de autoconfiança e individualidade.
Ao apresentar seu projeto, Nadia Lee Cohen sentiu uma força enorme das mulheres que foram convidadas para serem fotografadas com um objetivo grandioso. Para seu projeto, intitulado 100 Naked Women, Cohen fixou-se em uma configuração de moda estilizada com o objetivo de enfrentar o retrato irreal da moda no formato feminino.
Sua estética é profundamente influenciada pelo cinema, com filmes de David Lynch (Veludo Azul e Coração Selvagem), o clássico Kids, que conturbou muitos adolescentes na época, Gummo, Pink Flamingos, Buffalo 66, filmes de terror koreanos e, claro, Stanley Kubrick, com The Shining. Na linha Cindy Sherman, suas imagens emergem como instantes únicos de uma narrativa cinematográfica. Suas modelos, em última instância, estão sendo personagens e elementos que, muitas vezes, abriram-se de uma maneira que, de outra forma que não fosse esse o objetivo (empoderamento), talvez não conseguissem transparecer.
“Feminino dominante, muita maquiagem, muito colorido e pouca roupa. Algo que imaginei e projetei e que não irá agradar a todos“, define Nadia Lee Cohen, sobre suas fotografias para o 100 Naked Women.
Uma configuração confortável é o elemento-chave para que qualquer fotógrafo trabalhe com uma equipe de mulheres nuas, encorajando-as a revelarem-se nuas de forma segura. Claro, o projeto também motiva as mulheres a saírem de suas zonas de conforto, mas Cohen explica que a experiência permitiu que elas exclamassem ”Foda-se! Eu só vivo uma vez! Então, tiro minhas roupas e poso para sua câmera!”
Ao contrário dos nus tradicionais, corpos femininos frequentemente velados com uma sensação de suavidade e romance, as mulheres de Cohen são corajosas, coloridas e decididas! A desnudez, sugere Cohen, é algo que elas usam para enfrentar o sexismo que ainda permeia tantas facetas de nossa sociedade. Não por acaso, a ênfase na plasticidade de suas manequins, algo fácil de perfurar quando associamos à perfeição.
[Crédito de Imagens: Nadia Lee Cohen]
Deixe um comentário