Comendo com os Olhos
Terry Richardson: o fotógrafo do food porn
Certamente você já viu alguma foto clicada por Terry Richardson. Nos últimos anos, o fotógrafo americano é um dos mais requisitados – seja por marcas de roupa, seja por revistas de moda e até mesmo personalidades que querem apenas um retrato, como o presidente Barack Obama.
No entanto, a fotografia não estava em seus planos. Nascido em 1965, filho da atriz Norma Kessler e do fotógrafo de moda Bob Richardson, o nova-iorquino pensava mesmo em ser músico. Durante muitos anos, inclusive, investiu na carreira, como baixista da banda de punk rock The Invisible Government.
Desde o divórcio de seus pais, que aconteceu quando ele ainda era criança, ficou ao lado da mãe e juntos rodaram por diversos cantos dos Estados Unidos. Foi ela, inclusive, quem lhe presenteou com sua primeira câmera fotográfica em 1982.
Seus primeiros cliques foram da cena punk rock de Ojai. Então, mudou-se para East Village e passou a fotografar a vida noturna local em 1992. Assim foi convidado, alguns anos mais tarde, para ter seu primeiro ensaio publicado na revista Vibe. As fotos foram exibidas no Festival Internacional de Moda em Paris, em 1994.
Com isso, veio o primeiro contrato com uma marca fashion. Katherine Hamnett pediu que ele fotografasse sua coleção de primavera-verão de 1995. Em uma das imagens, a modelo vestia uma saia tão curta, que seus pelos pubianos ficavam à mostra.
A repercussão do ensaio fez com que Terry se mudasse para Londres, onde virou fotógrafo colaborador das revistas Arena, i-D e The Face. De lá pra cá não parou mais. Clicou campanhas de grifes como Diesel, Marc Jacobs, Tom Ford e Yves Saint Laurent e realizou editoriais para revistas como GQ, Harper’s Bazaar, Rolling Stone, Vanity Fair, Vice e Vogue.
Com 13 livros publicados, demorou a ter primeira mostra individual realizada – Terrywood, ficou em cartaz na galeria OHWOW, em Los Angeles, em 2012. No mesmo ano, foi convidado por Lady Gaga para dirigir um documentário sobre sua vida.
Sua colaboração com a música, através da fotografia, começou quando ele ainda tocava e de lá pra cá já dirigiu videoclipes de bandas como Death in Vegas e Primal Scream e de cantoras como Beyoncé, Miley Cyrus, Taylor Swift – além da própria Gaga.
Fã de câmeras instantâneas, Terry é conhecido por clicar celebridades em situações mundanas. Suas fotografias, em geral, exploram as ideias de sexualidade de maneira natural. Ele adora registrar nus frontais e cenas verdadeiramente sexuais – como sexo oral ou mesmo uma suruba.
Para ele pouco importa o biótipo dos modelos e seu portifólio é abrangente – tem carecas, gordinhos, anões, negros, albinos… O que ele gosta mesmo é de fotografar as pessoas em momentos de diversão e prazer, de maneira bem espontânea. Tanto é que seu forte são os cliques de pessoas comendo e ele sabe como ninguém fazer referências pornográficas às comilanças registradas.
Já flagrou Natasha Poly se deliciando com um sorvete e com frango assado, Mila Kunis devorando um algodão doce, Kirsten Dunst comendo cereais matinais, Lady Gaga lambuzada (literalmente) de bolo, Crystal Reen apreciando um filezão e Miranda Kerr lambendo os dedos após uma pratada de espaguete. Até mesmo Isabeli Fontana e Gisele Bündchen posaram para suas lentes.
O interesse pela sexualidade também lhe trouxe dor de cabeça. No ano passado, algumas modelos o acusaram de exploração sexual e algumas revistas ameaçaram encerrar suas parcerias com o fotógrafo. Terry se disse inocente e respondeu que as acusações foram feitas por meninas desconhecidas que estão buscando fama momentânea. O time de celebridades amigas, como Miley Cyrus, Jared Leto e Ryan Gosling ficou a seu favor.
Não houve mais reclamações e o fotógrafo segue firme e forte com seus cliques inusitados. Sem julgamentos em relação ao seu comportamento, uma coisa é fato: só de ver tanta gente se deliciando com exageros de comida, bateu uma fominha!
[Crédito de Imagens: Terry Richardson]
Deixe um comentário