Melhor feito em Casa
7 xaropes caseiros para coquetéis, café e panificação
por Valéria Scavone
Preparar xaropes caseiros pode, à primeira vista, parecer uma etapa desnecessária ou trabalhosa. Mas acredite, é um daqueles segredos que elevam qualquer receita de bebida ou sobremesa a outro patamar.
Assim que você dominar algumas receitas básicas, vai perceber o quanto esses ingredientes podem transformar suas criações culinárias, trazendo profundidade, sabor e uma dose extra de complexidade.
A versatilidade dos xaropes é surpreendente! Eles não são apenas a alma de coquetéis clássicos ou bebidas sem álcool.
Esses elixires podem também ser usados em sobremesas, molhar bolos, ou até dar aquele toque especial em pães e doces, tornando a textura mais úmida e irresistível.
Agora, que tal aprender a fazer as receitas de xaropes mais simples e populares? Assim, você sempre terá à mão um truque delicioso para deixar suas criações ainda mais saborosas!
1. Xarope Simples
A garrafa mais trabalhadora do carrinho de bar: o xarope simples.
É bem provável que este seja o ingrediente mais usado quando se trata de fazer coquetéis. Ele completa a acidez acentuada em bebidas cítricas como um Whiskey Sour, adiciona profundidade e corpo a um French 75 e até desempenha um papel crítico em um Long Island Iced Tea.
Ingredientes:
- 1 copo de água
- 1 copo de açúcar
Como faz:
- Em uma panela pequena, ferva a água e o açúcar. Em seguida, reduza o fogo e deixe ferver até que o açúcar dissolva, cerca de 3 minutos. Logo depois, retire do fogo e deixe esfriar completamente.
Prepare com antecedência!
O xarope pode ser refrigerado em um recipiente de vidro por até 1 mês. Se precisar armazená-lo por mais tempo, ele também pode ser congelado.
Sirva com:
Experimente em um coquetel Blackberry Collins, Sangria e outras bebidas de jarra prontas para festas. Também é ideal para chá gelado, café e refrigerantes caseiros.
Para uma sobremesa rápida, adicione xarope simples ou saborize uma salada cítrica ou uma tigela de frutas vermelhas antes de cobrir com chantilly fofo.
Alguns padeiros gostam de usar xarope simples em bolos de camadas para ajudar a mantê-los úmidos. Apenas certifique-se de pincelar ou polvilhar no bolo com moderação para evitar que as camadas fiquem muito doces ou encharcadas.
2. Xarope de Mel e Camomila
Este xarope de mel com aroma de camomila é um xarope simples e com um tom mais elevado. O chá de camomila é embebido no xarope de mel, o que lhe confere um aroma doce e floral.
A marca de um coquetel realmente ótimo é o equilíbrio. A proporção áurea é uma maneira infalível de atingir o equilíbrio em quase qualquer bebida.
A fórmula pede duas partes de destilado, uma parte azeda e uma parte doce. Há uma infinidade de opções para cada componente, mas quando se trata de adoçante, uma das maneiras mais deliciosas e muitas vezes inesperadas de adoçar um coquetel é usar xarope de mel.
Esta receita vai um passo além, infundindo xarope de mel com chá de camomila perfumado e floral.
Ingredientes:
- 1 copo de mel
- 1 copo de água bem quente
- 1 saquinho de chá de camomila
Como faz:
- Misture o mel e 1 xícara de água fervente em um copo medidor resistente ao calor até que o mel esteja dissolvido.
- E, seguida, adicione o saquinho de chá de camomila e deixe em infusão, descoberto, por cerca de 10 minutos.
- Logo depois, descarte o saquinho de chá. E então, despeje o xarope no seu recipiente.
Ao contrário do xarope simples, que depende de açúcar granulado para doçura, este xarope depende de mel, que derrete perfeitamente em água quente.
O aroma floral e a doçura inerente da camomila combinam com o mel, mas outros tipos de chá também funcionam aqui. (Tente substituir por chá Earl Grey cítrico ou até mesmo chá verde para experimentar diferentes combinações de sabores.)
Sirva com:
Esta receita rende uma grande quantidade de xarope, mas você ficará surpresa(o) com a quantidade de coisas em que pode adicioná-lo.
Use-o em um coquetel como o Fino Bee Cobbler com xerez, adicione uma colherada à agua com gás, regue com iogurte natural no café da manhã ou adicione um pouco ao seu café gelado.
E nunca rejeitaríamos panquecas com xarope de mel e camomila. A receita rende o suficiente para usar agora e guardar um pouco para mais tarde, então guarde o excesso em um recipiente hermético na geladeira. Ele pode durar até duas semanas.
3. Xarope Simples de Ervas
Branquear ervas tenras antes de misturá-las neste xarope versátil preserva seus sabores delicados e frescos. Use este xarope refrescante em coquetéis ou mocktails, ou regue-o sobre sobremesas frutadas.
Ingredientes:
- 85 gramas de ervas frescas misturadas (manjericão, alecrim, hortelã, coentro, verbena… quais você quiser)
- 3 xícaras de xarope simples
Como faz:
- Primeiramente, leve uma panela grande com água para ferver em fogo alto. Enquanto isso, coloque uma camada dupla de gaze em uma peneira e posicione-a sobre uma tigela média, de forma que a peneira fique alguns centímetros acima do fundo da tigela; reserve.
- Simultaneamente, prepare um banho de gelo enchendo uma tigela grande com água gelada.
- Em seguida, adicione as ervas à água fervente e cozinhe-as, mexendo constantemente, por aproximadamente 10 a 15 segundos.
- Logo após, usando uma escumadeira, transfira as ervas escaldadas para o banho de gelo. Deixe-as esfriar por cerca de 5 minutos.
- Posteriormente, escorra as ervas, espremendo suavemente o excesso de líquido, e transfira-as para um liquidificador.
- Nesse ponto, adicione o xarope simples ao liquidificador e processe em alta velocidade até que a mistura de ervas fique lisa, o que deve levar cerca de 2 minutos.
- Após processar, despeje a mistura na peneira preparada e deixe descansar, mexendo ocasionalmente, sem pressionar os sólidos, até que todo o líquido tenha passado pela peneira – aproximadamente 1 hora. Finalmente, descarte os sólidos.
Prepare com antecedência!
O xarope simples de ervas pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por até 1 semana.
4. Xarope de Gengibre
Feito simplesmente infundindo raiz de gengibre fresco em um xarope simples, o xarope de gengibre é um complemento fácil de usar para coquetéis alcoólicos e não alcoólicos. Para fazer este xarope simples infundido, começar com raiz de gengibre fresco é a chave.
O gengibre é, sem dúvida, um dos ingredientes mais intrigantes para se combinar com diferentes sabores e destilados em coquetéis.
Usos do Xarope de Gengibre
Ele atua como a espinha dorsal de drinks deliciosos e clássicos, como o Penicillin. Nele, o xarope de gengibre com mel se mistura harmoniosamente com o uísque escocês defumado e o suco de limão, proporcionando um toque doce e picante.
Outro exemplo é o Ginger Julep, onde o gengibre adiciona frescor ao tradicional sabor mentolado. Além disso, o gengibre também é um ingrediente essencial em um Moscow Mule.
Embora cada um desses coquetéis destaque a complexidade do gengibre de maneiras distintas, a forma mais prática de incorporar seus sabores e aromas é através de um simples xarope de gengibre.
O resultado é um complemento versátil e fácil de usar tanto em coquetéis alcoólicos quanto não alcoólicos.
Ingredientes:
- Um pedaço de gengibre de 2 polegadas, descascado e fatiado
- 1 xícara de água
- 1 xícara de açúcar
Como faz:
- Em uma panela, misture o gengibre, a água e o açúcar e deixe ferver.
- Logo depois, retire a panela do fogo, e então, mexa para dissolver o açúcar e reserve para esfriar.
- Para finalizar, coe a calda e leve à geladeira, coberta, por até 1 semana.
Por fim, prepare uma grande quantidade de xarope de gengibre e armazene-o na geladeira em um recipiente hermético por até cinco dias. Além de aprimorar diversos coquetéis, você pode simplesmente regá-lo em água com gás para criar um refrigerante caseiro e refrescante em questão de minutos.
5. Xarope de Framboesa
O Psychedelic Backyard é um coquetel sem álcool, ácido e levemente doce, que também é um dos nossos usos favoritos para o xarope de framboesa.
Ingredientes:
- ½ xícara de água
- ¾ xícara de açúcar refinado
- 170g de framboesas (1/2 litro)
Como faz:
- Em uma panela, misture as framboesas com a água e o açúcar refinado. E então, cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, amassando as framboesas.
- Em seguida, retire do fogo e deixe descansar por 30 minutos.
- E para finalizar, coe a calda em um recipiente, tampe e leve à geladeira por até 4 dias.
Utilize o xarope de framboesa para drinks não alcoólicos.
6. Xarope de Pepino, Manjericão e Cardamomo
Este xarope simples, infundido com sabores defumados e herbais, adiciona uma nova dimensão ao Cucumber-Rose Gin Spritz, transformando a bebida em uma experiência única.
Além disso, o xarope que sobra pode ser aproveitado de forma versátil, trazendo mais complexidade a uma limonada ou até mesmo sendo utilizado para escalfar frutas, criando assim uma sobremesa leve e refrescante para os dias de verão.
Ingredientes:
- 1 xícara de açúcar granulado
- 1 xícara de água
- 1 pepino persa médio, descascado, sem sementes e picado (cerca de 1/2 xícara)
- 5 vagens de cardamomo, quebradas
- 2 folhas grandes de manjericão fresco
- Pitada de sal marinho em flocos
Como faz:
- Para preparar, primeiramente misture o açúcar, 1 xícara de água, pepino, cardamomo e manjericão em uma panela pequena.
- Em seguida, leve a mistura ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, e cozinhe até que o açúcar se dissolva completamente e o xarope comece a engrossar levemente, o que deve levar aproximadamente 8 minutos.
- Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos. Posteriormente, despeje a mistura através de uma peneira em uma tigela, descartando os sólidos.
- Por fim, adicione o sal e misture bem.
O xarope pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira, onde permanecerá fresco por até 1 semana.
7. Xarope de Canela
Use o xarope de canela doce e defumado em bebidas não alcoólicas como o Cherry Red. Além disso, ele acrescenta um toque outonal a coquetéis à base de cidra de maçã, como o Bushels and Barrels.
Também pode ser usado para umidificar seus bolos e pães.
Ingredientes:
- 1 xícara de água
- 1 xícara de açúcar
- 6 paus de canela médios, quebrados em pedaços
Como faz:
- Em uma panela pequena, ferva a água com o açúcar e os paus de canela.
- Em seguida, cozinhe em fogo moderado por 3 minutos, mexendo para dissolver o açúcar.
- E então, deixe esfriar, tampe e deixe descansar por 4 horas.
- Para finalizar, coe a calda em uma jarra, tampe e leve à geladeira por até 1 mês.
Esperamos que aproveite todas estas receitas de xaropes caseiros para trazer aos seus drinks alcoólicos e não alcoólicos, bolos, pães, e pratos exóticos, sabores memoráveis.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário