Mão na Massa
A arte de receber bem
por Comendo com os Olhos
Na última quarta-feira, fomos convidados para um preparar um jantar sem roteiro e sem receita, totalmente no improviso. O convite foi feito por Mônica e Cláudio, ambos arquitetos e proprietários da pousada Cabanas Chapéu de Palha, localizada em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos.
A única coisa que tínhamos que levar ao jantar, era nossa habilidade de lidar com o improviso na cozinha. O que sabíamos, é que teríamos como prato principal, salmão. Como seria feito, fazia parte do nosso show.
Aceitamos o desafio e o espetáculo começou ao chegarmos na casa do casal, que fica exatamente em frente à pousada, na estrada do Guaxindiba. Para eles, aquele dito popular “casa de ferreiro, espeto de pau”, não funciona. Por serem arquitetos, eles mesmos quem arquitetaram a própria casa.
Com uma vista incrível para a Serra da Mantiqueira, a casa de Mônica e Cláudio tem 7 ambientes: uma antessala, uma sala de TV, um escritório, um lavabo, a suíte do casal e uma cozinha maravilhosa arquitetada com janelas que podem ser abertas para a área externa da casa, transformando o espaço em um palco onde o cozinheiro é o personagem principal e os comensais, espectadores do grande show.
A proximidade entre convidados e cozinheiros foi criada através de um balcão de 4 metros de extensão onde, de um lado está toda a bancada da cozinha com a pia, e do outro, bancos altos, confortáveis e giratórios (adoro bancos que giram, rs!). Tudo gentilmente moldado para que, no momento do preparo das refeições, a relação entre todos continue a fluir.
Sentada no balcão, deixei que meu companheiro de aventuras protagonizasse junto com nossa anfitriã e tomei nota da receita do salmão feita toda no improviso pela dupla.
|| SALMÃO MARINADO E ASPARGOS FRESCOS ||
INGREDIENTES:
- 1 maço de aspargos frescos
- ¾ de xícara de alho poró
- 12 medalhões de salmão fresco
- Azeite de oliva
- Salsinha (a gosto)
- Pimenta do reino (a gosto)
- Limão siciliano (para marinar)
- 250 gramas de broto de alfafa
- 1 colher de manteiga
- Ervas de provènce (para finalização)
COMO FAZ:
- Em uma assadeira, disponha os medalhões de salmão e regue, generosamente, com azeite, limão e pimenta-do-reino moída na hora. Deixe marinar por aproximadamente 40 minutos virando o salmão em intervalos de 10 minutos;
- Enquanto isso, tome um vinho e, depois de 20 minutinhos, coloque os aspargos em uma panelinha e deixe ferver por 12-15 minutos;
3. Retire os aspargos da água e escorra;
4. Coloque o salmão marinado no forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 20 minutos;
5. Enquanto isso, em uma frigideira, coloque a manteiga, um fio de azeite, os aspargos e o alho-poró;
6. Vire-os de vez em quando e acrescente o broto de alfafa. Este procedimento deve ser feito em no máximo 7 minutos;
7. Retire o salmão do forno e, em uma frigideira grande e anti-aderente, coloque os medalhões juntos com os aspargos e o alho poró e dê uma leve fritadinha;
8. Disponha o salmão junto com todos os outros alimentos, finalize o prato com ervas de provènce e sirva!
Logo depois que todos tinham seus pratos servidos e de darmos a primeira garfada, houve um silêncio seguido de uma sinfonia de “huummmmmm´s” – o prato estava majestosamente in-crível!
E como nem tudo o que é bom dura pouco, ao terminarmos nosso jantar (com direito a repeteco, claro!) tivemos uma surpresa: Mônica e Cláudio nos convidaram para passarmos uma noite em uma das Cabanas do Chapéu de Palha, que assim como a casa onde moram, também foram todas arquitetadas pelo casal.
E então, em plena quarta-feira, iniciava nossa degustação no complexo de mais de X metros quadrados composto por piscina, sauna, casa sede e 6 cabanas de luxo criadas por arquitetos que são donos de seus próprios alicerces.
Ao chegar na pousada, que é bem em frente à casa dos autores, fomos gentilmente recebidos por Marquinhos, que nos acompanhou até a Cabana Dinda Flor, onde vivenciamos uma das experiências mais fabulosas de todos os tempos.
Se você ficou encantado com nosso jantar e com a recepção de Mônica e Cláudio na própria casa (algo que eles fazem comumente com seus hóspedes), aguarde nosso próximo artigo. Nele, falaremos tudo sobre a Cabana Dinda Flor e vamos contar como foi nosso incrível café da manhã com vista para a maravilhosa Serra da Mantiqueira. Aguardem : )
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário