Alimentação e Saúde
Abacate, o alimento que mantém você longe do cardiologista
por Valéria Scavone
O abacate é tido como ‘superalimento’ – aquelas comidas conhecidas por fornecer nutrientes importantes sem carga excessiva de nutrientes. Esta fruta é rica em ácido oleico, um tipo de gordura saudável que deve sempre estar presente em uma dieta saudável e equilibrada.
As propriedades do abacate para combater o colesterol são bem conhecidas, mas uma equipe de investigadores da Universidade Estatal da Pensilvânia, afirma que os benefícios desta fruta vão muito além que apenas os ácidos graxos.
“Incluir um abacate por dia como parte de uma dieta saudável e equilibrada de gordura, faz com que o organismo diminua o LDL – colesterol ruim – diminuindo, ainda mais, o risco cardiovascular”, diz Penny M. Kris-Etherton, principal autor do estudo.
Para chegar às conclusões palpáveis, os pesquisadores realizaram um estudo e dividiram três dietas diferentes entre 45 adultos com sobrepeso, com idades entre 21 e 70 anos.
Um deles, com baixo teor de gordura, tinha em sua dieta uma porcentagem de 24%, e as outras duas, com teor moderado de gordura, tinha média de 34%. Estas duas últimas dietas foram quase idênticas, mas em uma delas, foi introduzido o abacate tipo Hass, de pele negra e áspera, cujo conteúdo de gordura foi compensado com azeites com alto teor de ácido oleico.
Todas as três dietas foram capazes de diminuir o LDL dos participantes, assim como o colesterol total, mas foi o grupo com a dieta que incluía o abacate que alcançou o melhor resultado: o colesterol ruim diminuiu de 13,5 mg em comparação com 8,3 mg do grupo com dieta moderada de gordura, e 7,4 mg no grupo de dieta com baixo teor de gordura.
Porém, vale lembrar que a pesquisa não serve de nada se as pessoas não introduzirem o abacate de forma correta no dia a dia. Uma observação feita por Kris-Etherton, aponta que o consumo mais comum da fruta é através da guacamole, o que acaba sendo errado porque quando comemos guacamole, acompanhamos com torradas, pães e outros alimentos que são ricos em sódio e calorias – tudo o que deve-se evitar quando se tem colesterol alto.
O melhor a se fazer é reinventar as formas de se comer abacate. Uma boa dica é introduzir duas fatias da fruta em um sanduíche, ou adicionar na salada ou ainda, como combinação com outros vegetais.
Opção é o que não falta. Basta utilizar a criatividade e comer abacate sempre que possível e, de preferência, in natura, ou seja: cortar e adicioná-lo nas refeições comuns do dia a dia. Afinal, esta fruta vai afastá-lo, cada vez mais, dos médicos cardiologistas.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário