Nutrição
Amêndoa, o alimento mais cardio saudável do planeta
por Redação
Mas o que é cardio saudável? Como diz o nome, é o que tem relação com o coração e traz benefícios ao órgão vital do corpo humano. Segundo especialistas, o consumo diário de amêndoas reduz os riscos de doenças do coração e mantém os vasos sanguíneos (órgãos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres vivos, como o ser humano, por onde circula o sangue) em bom estado.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Aston, em Birmingham (Reino Unido), verificou que o consumo de amêndoas aumenta significativamente a quantidade de antioxidantes na corrente sanguínea, reduz a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo.
Estes resultados somam-se à teoria de que a dieta mediterrânea complementada com frutas secas tem grandes benefícios à saúde.
Sabe-se que a dieta mediterrânea regada a azeite de oliva extra virgem e frutos secos como nozes, avelãs e amêndoas, é mais eficaz que as dietas de pouca gordura recomendadas para prevenir patologias cardiovasculares. Esta foi a principal conclusão do estudo espanhol “Prevención com Dieta Mediterranea”, publicado no The New England Journal of Medicine.
Neste novo trabalho dirigido por Helen Griffiths, os pesquisadores provaram que os efeitos de uma dieta enriquecida com amêndoas tiveram níveis mais altos de antioxidantes na corrente sanguínea, apresentou melhoria em seu fluxo sanguíneo e pressão arterial, reduzindo, assim, o risco de acidentes cardiovasculares e doenças do coração.
Sabe-se que as amêndoas possuem uma variedade de substâncias benéficas, como a vitamina E, gorduras saudáveis e fibra, que aumenta a sensação de saciedade, e flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes.
De acordo com a equipe de estudos, é provável que toda esta combinação de nutrientes seja a responsável por produzir benefícios à saúde, e não apenas a atividade de um único nutriente isoladamente.
“O resultado confirma que as amêndoas são um super alimento. Estudos anteriores já haviam demonstrado seus benefícios no coração, mas nossa pesquisa indica que nunca é tarde demais para introduzir as amêndoas em nossa dieta. Para ter resultados, o ideal é que se consuma cerca de 50 gramas por dia”, conclui Helen Griffiths.
A especialista sugere que é possível substituir um lanche durante o dia por um pacotinho de amêndoas, ou ainda, adicioná-las às refeições diárias para ajudar a reduzir o risco de problemas cardíacos.
Se você ainda não tem o hábito de consumir, estamos em épocas de festas e há fartura de amêndoas como entradinhas, ingredientes de petiscos e pratos principais. É hora de abrir o coração para as amêndoas, hm?
O estudo foi oficialmente publicado no Free Radical Research.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário