Comportamento
As curiosidades gastronômicas dos metrôs coreanos
por Redação
Enquanto os brasileiros sofrem com o sistema de transporte público, os coreanos desfrutam de diversos benefícios oferecidos em suas linhas de metrô – que vão muito além da eficácia e qualidade dos trens. Em Seoul, por exemplo, não bastasse o ótimo funcionamento das linhas, as estações ainda oferecem serviços que visam otimizar o tempo dos moradores, especialmente no que diz respeito à gastronomia.
Desde 2009, a estação Cheongdam, linha 7, conta com o Jangteo Yeolcha – ou Mercado do Metrô – que nada mais é do que um mercado itinerante realizado de terça a quinta, das 15h às 20h, em alguns vagões.
A cada semana, novos comerciantes de diferentes pontos do país se revezam e oferecem diversos alimentos com preços especiais – bem mais em conta.
As opções variam desde frutas e legumes orgânicos até carnes e frutos do mar – incluindo sobremesas, lanches e até kits de comidas semi prontas para serem feitas em casa.
Como se não bastasse, a rede de supermercados Tesco instalou displays virtuais em várias estações de Seul, permitindo que as pessoas façam suas compras online, sem a necessidade se irem ao mercado.
O telão imita uma prateleira do mercado e tem a ilustração de produtos variados de consumo básico – como pão e leite. Junto às imagens, o preço de cada item e um código eletrônico, que pode ser lido e traduzido pelo celular.
Cada código fotografado é direcionado ao carrinho de compras e ao finalizar as encomendas, a pessoa escolhe a forma de pagamento, endereço e horário de entrega das compras, que chegam no mesmo dia.
Duas ideias que apesar de funcionarem muito bem na Coreia há anos, por aqui são surreais, considerando o fato de que não temos se quer o mínimo de qualidade nos transportes públicos locais. Uma pena!
Mas eu adorei saber destas curiosidades gastronômicas, e você?
| via MIT
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário