Arte e Expressão
Comida como oferenda espiritual
por Redação
Na Tailândia, a religião predominante é o Budismo Teravada. Parte integrante da cultura, a participação ativa do budismo no país está entre as mais altas do mundo. O hinduísmo e islamismo seguem como religiões secundárias, mas, também, com forte presença. Assim como a prática da religião, a oferta espiritual faz parte das tradições da Tailândia.
Akkara Naktamna, fotógrafo residente em Bangkok, diz sempre ter notado oferendas espalhadas pelas esquinas da cidade ou em frente à um lugar espiritual. A fim de registrar a força da tradição religiosa em meio à crescente e incessante urbanização, Akkara criou a série Spiritual Offering, onde seus olhares passeiam pelas ruas e esquinas, capturando a perspectiva das ofertas espirituais.
Nas imagens, é possível perceber a classe social de quem fez o agradecimento ao seu Deus. Cada oferta espiritual é reflexo do modo de vida e , também, um indicativo financeiro dos crentes. Elas dão o que podem pagar: uma porção luxuosa de flores raras com a exibição de placas de ouro ou, simplesmente, água e arroz. Detalhe que pode fazer a diferença para quem intencionou, mas que lá para os Deuses, não importa se tem ouro ou apenas arroz e água. É tudo igual.
O que se vê nas imagens de Akkara, são oferendas distintas, que dependem da religião e da cultura. Na Tailândia, budistas, hindus e muçulmanos participam desta tradição e dispõem sua fé nas esquinas, em lugares de culto e, ocasionalmente, no lugar onde um ente querido morreu.
Na esperança de ter boa saúde, riqueza ou sucesso nos negócios, as oferendas são repletas de boas intenções. Seja rico ou pobre, a intenção está disposta aos Deuses como forma de agradecimento, contemplação, adoração e fé.
[Crédito das Imagens: Akkara Naktamna]
| via Invisible Photographer
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário