Fotografia
David Stewart: o fotógrafo que usa e abusa da comida em retratos surrealistas
por Adele Grandis
A comida está sempre presentes nos cliques de David Stewart, fotógrafo britânico nascido em Lancaster, em 1958. Atuante em publicidade, tem um portifólio repleto de retratos surreais com uma pitada de humor negro.
David descobriu sua paixão pelas câmeras na adolescência, quando trabalhou como fotógrafo de turistas em Morecambe e clicava também bandas punks, como Clash e Ramones, que se apresentavam na cidade.
Decidiu então se profissionalizar e se formou na Blackpool & Fylde College e após a faculdade se mudou para Londres, em 1981 – onde, por três anos, trabalhou como assistente de fotografia até inaugurar seu próprio estúdio.
Bem remunerado e requisitado para clicar ensaios de moda e campanhas publicitárias, David dedica o tempo livre aos projetos pessoais, com os quais expressa toda sua criatividade através de ensaios nada comerciais.
O primeiro deles, Cabbage, é um tributo surrealista ao repolho. A série deu origem também a um curta metragem homônimo, que foi nomeado ao BAFTA (principal premiação britânica de cinema e televisão), em 1995.
Outra série premiada foi Fogeys, lançada em 2001. Nesta, retrata idosos ativos e despreocupados, aproveitando a vida sem neuras, como se não houvesse amanhã. A sessão de fotos lhe rendeu um prêmio do Art Directors Club, de Nova Iorque.
Seus cliques já foram expostos na National Portrait Gallery e renderam dois livros: Thrice Removed (2009) e Teenage Pre-Occupation (2013), ambos publicados pela editora Browns Editions.
[Crédito de imagens: David Stewart]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário