Curiosidade
A história por trás da origem do biscoito da sorte
por Redação
Hoje a gente pede um delivery de comida chinesa e recebe um monte de biscoito da sorte junto ao pedido. Com uma massa parecida com biju, eles trazem um papelzinho com uma mensagem dentro – alguns, até têm indicações de número para apostar na loteria.
Tudo começou na China, claro, há cerca de 800 anos. À época, chineses lutavam contra os mongóis pela unificação do território.
Por mais de um século, a Mongólia saiu à frente, com o comando do guerreiro Genghis Khan. Para dar a volta por cima, os chineses se aproveitaram das recusas gastronômicas de seus rivais.
Isso mesmo. Por lá, existia um doce chamado ‘bolo da lua’ – a mesma receita do biscoito da sorte. Enquanto os chineses adoravam o quitute, os mongóis torciam o nariz. Sendo assim, os chineses passaram a colocar bilhetes com mensagens dentro dos docinhos e assim conseguiam se comunicar entre si para definir as melhores estratégias de ataque e conseguiram assim conquistar sua liberdade.
Desde então, o bolo da lua virou o biscoito da sorte e hoje traz trechos do I Ching, famoso livro de filosofia chinesa. O biscoitinho foi popularizado e ganhou o mundo. Tanto é que a primeira fábrica de biscoito chinês foi inaugurada nos Estados Unidos, em 1964.
Tem quem diga que esta história é pura lenda, enquanto outros acreditam piamente nela. Seja qual for o veredito, fato que é criativa e que a gente adora essa popularização do biscoitinho. Quem aqui não fica decepcionado quando abre um docinho… e ele vem sem mensagem?
Para inovar, os americanos usam os biscoitos da sorte para anunciar o sexo da criança no chá de bebê e até mesmo para fazer pedidos de casamento.
O Tumblr This Isn’t Happiness reúne alguns recadinhos divertidos, como: ‘Horóscopo: como ontem, mas um pouco pior‘, ‘O problema é você‘, ‘Com um pouco de sorte, você nunca se apaixonará novamente‘ e ‘A cada dia uma nova pessoa se esquece de você‘.
| via Wikipedia
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário