Inovação
Designer cria utensílios de mesa para pessoas com Alzheimer
por Redação
Depois de presenciar sua avó adoecer por conta da desnutrição causada pela dificuldade de se alimentar bem, Sha Yao, designer residente em Taiwan, criou uma série de utensílios inteligentes para pessoas com Alzheimer.
Para entender melhor como a doença interfere no simples ato de comer, Sha Yao iniciou um voluntariado em sua cidade visitando centros que cuidam de pessoas idosas com doenças neurodegenerativas. E o que ela percebeu, foi que muitas pessoas com Alzheimer tem no hábito alimentar, uma situação difícil e extremamente frustrante.
Os alimentos e bebidas são comumente derrubados, os talheres comuns machucam a boca e o rosto e, para os cuidadores, é um desafio constante fazer com que eles se alimentem bem e com a quantidade adequada para receberem o mínimo de nutrientes necessários por dia.
Com tons vibrantes, ergonomia inovadora e design inteligente, o conjunto de utensílios desenvolvido por Sha Yao, tem o poder de devolver às pessoas com deficiências cognitivas, a capacidade de se alimentarem com independência e com mais dignidade, transformando o ato de comer uma atividade cotidiana mais fácil e prazerosa.
Os tons escolhidos (azul, amarelo e vermelho) têm um propósito: ao realizar sua pesquisa, Sha Yao descobriu que um estudo feito pela Boston University, mostrou que, os pacientes com comprometimento cognitivo, ingeriram 24% mais alimentos e 84%, mais líquidos quando servidos em recipientes coloridos.
Cada conjunto Eatwell contém mais de 20 características únicas capazes de transformar a hora de comer, em uma atividade simples e fácil. Alguns recursos são direcionados para aliviar deficiências cognitivas, enquanto que outros, abordam deficiências motoras. O amarelo é indicado para o consumo de alimentos sólidos e o azul, recomendado para sopas e alimentos líquidos.
Cada tigela contém a inclinação perfeita que facilita a captação dos alimentos. A colher, que não é totalmente ovalada, tem os lados adaptados ao invés de totalmente ovalados, e as alças curvas, que ajustam ao alinhamento natural das mãos, e os pratos e os copos têm uma base ampla que resiste ao tombamento de pequenos acidentes.
O conjunto Eatwell, também inclui a bandeja (opcional) equipada com um recurso especial que permite que um guardanapo, avental ou toalha, seja fixado à borda para facilitar a limpeza de alimentos que eventualmente podem cair ao realizar as refeições.
Até o momento, Sha Yao tem recebido apenas feedback positivo, principalmente de especialistas que estudam a doença e dos cuidadores destas pessoas.
“Sensibilizar-se e poder responder com este projeto às necessidades das pessoas com deficiência, permitiu que elas mantenham sua dignidade e o máximo de suas independências e, também, reduzisse a carga sobre seus cuidadores. O resultado positivo é muito gratificante“.
Sensacional!
[Crédito de Imagens: Eatwell]
| via Co.Design
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário