Acontece
Entre panelas
por Sofia Pedroso
O básico de todos os dias na cozinha: a panela.
Já parou para pensar nas diferentes opções de panelas que existem? Um item super comum mas que contém particularidades muito especiais.
Ferro, inox, alumínio, cobre, barro e cerâmica. Estes são apenas alguns dos materiais que se prestam à fabricação de panelas.
Vamos conhecer alguns tipos?
Entre Panelas de Barro
Provavelmente sua avó ou bisavó usou a panela de barro. Porém, hoje em dia ela não é nada comum, mas ainda existem ótimos restaurantes (principalmente os mineiros e os capixabas) que utilizam essa panela no preparo dos pratos.
Porém, requer alguns cuidados: para preparar qualquer coisa é necessário adicionar duas colheres de azeite dentro, deixando-a no fogo até que o óleo queime com a fumaça preta. Eita!
Panelas de Cobre
Caras e difíceis de serem encontradas as panelas de cobre são incríveis para fazer doces. Por ter a superfície interna revestida de politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável, esta panela não permite aderência ao fundo.
O cobre é um excelente condutor de calor, ou seja, a panela esquenta por igual e esfria rapidamente, facilitando o total controle do tempo de cozimento.
Panelas Esmaltadas
É leve e durante o cozimento não libera nenhum material. Porém, se alguma parte do esmalte soltar, há perigo de contaminação. Sempre bom ficar atento ao seu tempo de uso.
Entre Panelas de Cerâmica e Porcelana
Porcelana ou cerâmica: os nomes podem ser diferentes, mas ambas apresentam basicamente as mesmas propriedades e são indicadas sobretudo para sopas e molhos.
Duráveis se bem cuidadas, as penelas de cerâmica e porcelana são super fáceis de limpar. Seguram bem o calor, e em caso de cozimento longo, não oferecem risco de liberar metais no alimento.
De qualquer forma, antes de comprar, verifique o selo de qualidade.
Panelas de Ferro
Se você estiver em dia com a malhação, você pode ter uma panela de ferro. Extremamente pesada, porém altamente duráveis. Não deformam com o calor e conservam melhor os alimentos durante o preparo.
A panela tem o poder de liberar resíduos de ferro nos ingredientes cozidos, o que a torna interessante para quem sofre de anemia.
Muito cuidado na hora de higienizar, é muito importante enxugá-la bem e guardá-la untada com óleo para evitar que enferruje.
Vidro
Por não conter nenhum tipo de metal, a panela de vidro é super indicada. Excelente também, porque, como os alimentos não grudam no vidro, a lavagem e a desinfecção ficam mais fáceis.
Este tipo de panela pode ser também utilizada no fogão e depois armazenada na geladeira sem nenhum dano aos alimentos.
Mas cuidado! A panela de vidro esquenta muito rápido e pode queimar o alimento se não tomar cuidado. É também um dos tipos mais caros do mercado.
Inox
É uma das mais utilizadas no dia a dia. É composta por ferro, cromo e níquel. Esses dois últimos são tóxicos, mas não apresentam danos concretos às pessoas. Porém é bom ferve-la com água de 3-4 vezes antes de usar para que os metais não migrem tanto.
Panelas de Alumínio
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Izabella Dutra | abril 4, 2017 às 17:15| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Amei o site, parabens!!!