Acontece
Explicando abuso sexual através de uma xícara de chá
por Comendo com os Olhos
Sim, vamos sim falar de abuso sexual.
Na última semana, a internet se mobilizou contra 33 homens que abusaram sexualmente de uma garota de 16 anos de idade. O assunto girou em torno de diversos tópicos polêmicos, como, machismo, discriminação, desrespeito e violência à mulher e, um termo novo para grande parte da população: cultura do estupro.
A cultura do estupro é complexa, mas não tão difícil de se entender. O termo “cultura” inclui: conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Cultura do estupro está em pequenos detalhes que podem ser percebidos todos os dias em quase todos os lugares. Quando falamos em cultura do estupro, estamos falando na legitimidade dos usos, abusos e objetificação do corpo da mulher.
Dentro disso. estão propagandas, como as de cerveja, a da Dolce e Gabbana que rodou pelo Facebook, filmes que colocam a mulher como objeto sexual, a indústria pornográfica com vídeos e imagens com estupros, o machismo em si e, se você reparar na sua timeline, será difícil que, pelo menos um amigo da sua vasta lista, não tenha um posicionamento que incite a violência à mulher. Seja ela qual for…
Infelizmente, estamos vivendo um momento delicado, confuso, perigoso e, por isso, precisamos agir para impedir que histórias horrendas como a dessa moça de 16 anos se repita. E não estamos apenas falando apenas de estupro coletivo. Neste caso, foram 33 homens. Mas, apenas 1, já teria que ser classificado como crime hediondo.
Neste post, a mensagem que queremos disseminar à todas as pessoas, é simples, porém, poderosa. No vídeo abaixo, uma xícara de chá é utilizada para mostrar diversas situações em que o convite para tomar a bebida é feito, mas não é sempre que há o sim como resposta. Assista a metáfora:
Tudo bem desenhadinho para mostrar diversas situações em que, quando uma mulher diz não, é NÃO! Romper com a cultura do estupro é urgente e necessário! É se decidir por uma política de afetos, de não violência. E é isto que o feminismo propõe. É por isso que precisamos todos do feminismo. Conscientize-se! Lute contra a cultura do estupro.
Não ao abuso sexual, JÁ!
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Anderson | julho 8, 2016 às 00:18| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Muito bom!