Alimentação e Saúde
Que tal uma xícara de chá verde?
por Redação
Chás são milenares e uma das poucas bebidas que proporciona muito mais do que sabor. Recentemente, o chá verde virou moda; especialmente entre o povo fitness que aposta em suas propriedades no combate às gordurinhas.
Na realidade, são diversos os benefícios que o chá verde oferece ao organismo. São tantos, que decidimos fazer um post voltado especialmente a ele.
Primeiramente, é importante relembrar que o chá verde, bem como o preto, tem cafeína. Por isso mesmo, é melhor evita-lo antes de dormir, pois pode afastar o sono, e logo após as refeições, uma vez que prejudica a absorção de ferro e vitamina C.
Qual o melhor horário para toma-lo então? Logo pela manhã. Se aliado a outros chás (como botijo e preto), contribui para dar um up na energia. Se quiser beber ao longo do dia, espere pelo menos uma hora após finalizar uma refeição para fazê-lo.
Vale lembrar, também, que o chá de saquinho não proporciona os mesmos benefícios que a infusão (chá de folhas). Sendo assim, para aproveitar tudo de bom que o chá verde tem a oferecer, é melhor optar por ferver suas folhas junto à água.
Uma vez que ele acelera o metabolismo, contribui de fato para o emagrecimento. Mas obviamente não faz milagres. Ou seja, é preciso aliá-lo a uma dieta balanceada e exercícios para ter bons resultados.
No que diz respeito à estética, o chá verde também impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células, por conter nutrientes como carotenos e vitaminas C e E em suas folhas, favorecendo a elasticidade da pele, dos músculos e prevenindo as rugas.
Também age contra os raios ultravioletas, mas isso não quer dizer que você pode suspender o uso de filtro solar por consumir o chá.
Outras substâncias presentes no chá verde, como polifenois, manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2 melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungo.
O chá verde ainda está lincado à prevenção e tratamento de doenças neurológicas, especialmente as degenerativas (como o Alzheimer), por influenciar na saúde do cérebro, ajudando a manter o funcionamento das áreas que correspondem ao aprendizado e à memória.
Além de manter o corpo hidratado, o chá verde ajuda pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 a processar melhor o açúcar e diminui os índices de colesterol ruim no sangue. Bem como é eficaz no combate às doenças cardiovasculares, prevenindo as chances de ataques cardíacos e infartos.
Até mesmo o câncer pode ser prevenido por quem tem o hábito de consumir chá verde, que combate, em especial, os cânceres de estômago, mama, pâncreas e pulmão. E é indicado aos pacientes com câncer para amenizar os efeitos colaterais do tratamento. Aos fumantes, ajuda na limpeza dos pulmões, prevenindo o câncer – mas não use isso como justificativa para manter o mau hábito.
Um recente estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition revela também que pessoas que tomam chá verde com constância tem 44% menos chances de desenvolver depressão, graças ao aminoácido theanina presente em suas folhas, que tem efeito tranquilizante.
De acordo com os especialistas, para obter todos os efeitos que o chá verde proporciona, é preciso tomar de três a quatro xícaras da bebida diariamente. Ainda assim, não é todo mundo que pode ingeri-lo por livre e espontânea vontade.
Gestantes e indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas têm de consultar seu médico antes de incluir o chá verde na dieta, considerando o fato de que ele pode interagir com alguns remédios comumente ingeridos por esse grupo de pessoas.
Chá verde <3
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário