Colunas Especiais
Gastronomia e uma viagem retrô
por Valéria Scavone
Cadeiras, poltronas, lustres, móveis e objetos vintage compõem o cenário singular do restaurante Unik. A coleção única e original dos móveis e objetos dos anos 60 e 70 é de Marcelo Joulia, proprietário e criador do resturante Unik, em Palermo, Buenos Aires.
Franco-argentino, formado em arquitetura em seu país de origem, uniu sua louca paixão por tudo o que diz respeito a arte, à ideia de abrir um restaurante. Afinal, gastronomia é arte!
Seu primeiro restaurante, Unico, nasceu em Paris, onde tem um estúdio de arquitetura, o Naço Architectures, assim como em Buenos Aires e Shangai.
Unik foi inaugurado em maio de 2011, em Palermo Soho, região badalada de Buenos Aires. O projeto do restaurante foi desenvolvido de forma a estudar minuciosamente o lugar de cada objeto, poltrona, cadeira e lustre. Todos os componentes de sua coleção particular, que precisou de mais de 30 anos para reunir, são de desenhistas internacionais famosos.
Os destaques podem ser percebidos logo na entrada com uma poltrona amarela, de nome “La Elda”, de Joe Casare Colombo – pintor, arquiteto e desenhista inventor de formas dos anos 60 – ou com um par de poltronas de Achille Castiglioni e Marcello Minale – ambos arquitetos e desenhistas italianos. A fusão dos dois artistas resulta na elegância e suas maravilhas seguem desafiando artistas com o passar do tempo.
No salão principal há um extenso banco vermelho, desenvolvido por Marcelo Joulia, especialmente para o Unik. O interessante desta enorme arte “sentável” é que os apoiadores de braço são soltos e não limitam espaço, tampouco a vontade de apoiar-se.
Os lustres são todos diferentes e você não vai se deparar com dois iguais. Um dos artistas destacados é Hans Agne Jacobsson, desenhista sueco da década de 60, com uma habilidade formidável de manipular, triturar, dobrar e moldar folhas de cobre.
Por todo o restaurante, é possível encontrar livros que descrevem os artistas autores dos móveis e objetos. O ambiente transforma-se em um aprendizado lúdico onde é possível admirar um objeto e identificar seu criador, o material utilizado, o ano da criação e a sua história.
E que tal um bom vinho para acompanhar essa viagem vintage? Na carta de vinhos, selecionados pelo sommelier Rodrigo Calderon, é possível encontrar desde um clássico de vinículas de Mendoza até algumas jóias raras e únicas do vinho Argentino.
O restaurante Unik prioriza a qualidade de cada produto e ingrediente, visando a sustentabilidade. As verduras e vegetais sao orgânicos e produzidos por Cristina Martina em Três Aroyos, sul da Argentina. O pescado é do dia. As carnes, do mais alto nível.
Todo o processo da preparação dos pratos pode ser visto pela cozinha aberta com os equipamentos mais modernos. No mesmo espaço da cozinha, há um balcão de 18 metros de mármore – Golfan Silver – onde tem o bar.
Aí, digo que é indispensável sentar no banco alto de couro vermelho e tomar um trago elaborado e criado pelo barman Federico Cuco.
O menu do “medio-dia” é mudado toda semana pelo chef Fernando Hara, formado em gastronomia pela renomada escola Mausi Sebess. Neste menu, há duas opções de entrada, três pratos principais, sobremesa do dia e uma taça de vinho a preços atrativos.
Para o jantar, o cardápio é mais extenso. A sugestão de entrada é o “huevo a baja temperatura con papas crocantes, salsa romesco y jamón iberico”, seguido de “pata de cordero patagónico cocida lentamente, quinoa al comino”.
Para a sobremesa, um desfecho único: “torta húmeda de chocolate negro con avelãs envolvidas en cacau”, sorvete de licor de alfajor, elaborado exclusivamente pelo chef de patisserie, Yago Marquez – formado pela Escola de Lyon, na França.
Para completar a ambientação, a música – “college a la française” – é selecionada por Tristan Lacour e Louise Bernier, mixando lounge, jazz, rock and roll e hits vintages da Argentina, França, Itália e Espanha.
*Agradecimentos: Melanie Guevel, Rafaella Iwakura
* Todas as imagens por Lucas Bois
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário