Curiosidade
Gastronomia imperial: os banquetes de Dom Pedro II
por Valéria Scavone
Dom Pedro II, o segundo e último monarca do Império do Brasil, além de ser fissurado por tecnologia (ele foi o primeiro brasileiro a ter uma máquina fotográfica e instalar o primeiro telefone no país) tinha inúmeras coleções. Entre elas, cardápios de banquetes que aconteceram no século XIX.
Imagine que, em uma época onde a produção de imagens era rara, os menus impressos eram produções super exclusivas. Para dar proximidade com a cultura gastronômica imperial, os documentos que foram doados pelo Imperador à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro antes de sua morte, foram compilados e transformados em livro.
Intitulado Banquetes do Imperador (Editora Senac), de Francisco Lellis e André Boccato, o livro reúne 130 cardápios do século XIX onde a maioria deles apresenta-se em francês.
Traduzidos e interpretados por inteiro, a obra constitui uma enorme contribuição ao entendimento da gastronomia francesa do século XIX e sua influência na formação gastronômica brasileira.
1. Banquete oferecido por um construtor inglês que fazia uma estrada de ferro
Poisson fin à la Rio-Verde (ou peixe fino à Rio-Verde), Filet de boeuf à Mantiqueira (filé de carne bovina à Mantiqueira), Gibier à la Cruzeiro (carne de caça à Cruzeiro) e Galantine de Jacú(galantina de Jacu).
2. Banquete oferecido pelo Barão de Guahy com vatapá no menu
3. No menu de 21 de agosto de 1883, peixe fino ao molho de camarão
4. Jantar em Paris no dia 30 de julho
5. Capa do menu em 11 de novembro de 1886
6. Jantar oferecido pelo imperador em São Paulo
7. Jantar servido no Hotel Balneário, Botafogo, em 20 de julho de 1883
8. Todos os menus eram impressos em francês, mas são traduzidos no livro
9. Todos os menus tinham as capas ilutradas
10. Em comemoração ao Rei de Portugal, Dom Pedro II ofereceu, em sua residência oficial, um jantar no dia 31 de outubro de 1883
11. Na coleção do imperador, também estavam os cardápios de jantares que ele não compareceu. Como este, da “Apotheose dos Iniciadores da Abolição do Tráfico de Africanos”
12. Celebração de 100 anos de independência (dos EUA)
13. Capricho no cardápio dos americanos
14. Cardápio do jantar oferecido à Machado de Assis
15. Cardápio com o raro “Inhambu à la chasseuse”, em 16 de agosto de 1883
16. Em 14 de abril de 1882, “aloyau de veau à la Duc de Caxias”
A razão deste prato especial estar no menu: porque foi oferecido pelo delegado de polícia Macedo de Aguiar, que mandou imprimir os menus nos Estados Unidos, para o Duque de Caxias.
17. Banquetes de casamento
18. Para finalizar, um cardápio em português do “bello e suculento almoço do dia 22 e agosto de 1886.
Além de conter descrições sobre a origem da culinária brasileira neste período, o livro contém informações sobre a produção gastronômica no Brasil imperial, explicações dos termos e definições que deram origens aos menus, imagens históricas e o processo de impressão no Brasil.
Uma obra prima da gastronomia.
Para comprar, clique aqui.
| via Senac
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Teresa Santos | janeiro 13, 2018 às 12:23| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Espetacular!!! Um aluno (sou professora de francês) solicitou que eu lhe ensinasse o vocabulário dos cardápios franceses. Procurei então alguns e achei um que referia-se a um banquete que foi ofertado por D. Pedro II em 21.08.1883. A partir deste, resolvi pesquisar mais e encontrei-os em sua página. Simplesmente magnífico! Sou uma etusiasta pela figura excepcional que foi D. Pedro II. Obrigada, por postar esta maravilha.