Quero
Sentir gosto e cheiro pela internet: um futuro (bem) próximo
por Valéria Scavone
Imagine se para cada imagem que você vê por aqui, fosse possível transmitir e sentir o gosto e o cheiro pela internet, não se limitando a apenas comer com os olhos.
Em um futuro próximo, o que hoje parece surreal no ciberespaço, vai se transformar em uma experiência multisensorial capaz de compartilhar gostos, cheiros e toques pela web. A finalidade é expandir os sentidos para além do audiovisual e aproximar sensações virtuais.
Segundo Adrian Cheok, pai das invenções destes aparelhos sensoriais, “há um problema na tecnologia da internet atual.”
Quando estamos conectados, o máximo que expandimos é audiovisual e tudo acontece atrás de uma tela e, até o momento, não existe possibilidades de usarmos nossos outros sentidos como no mundo real.
“Aqui, nós trabalhamos em novas tecnologias que permitirão que as pessoas usem todos os seus sentidos enquanto se comunicam com a internet.”
Quanto ao paladar e o olfato, Adrian Cheok, professor de computação pervasiva da City University of London, confessa que ainda estão em um estágio embrionário e cada aparelho pode liberar um aroma simples contido em seu cartucho.
Transmissor de cheiros
Para sentir os cheiros, Cheok desenvolveu um aparelho que é ligado ao smartphone e transmite o aroma das pessoas quando enviam uma mensagem para você ou posta no seu mural no Facebook.
Para sentir gostos, Adrian criou uma caixa de acrílico onde você coloca a língua para sentir vários sabores enviados pela internet.
“Mas o objetivo a longo prazo é atuar diretamente no cérebro para produzir percepções mais elaboradas. Queremos transmitir cheiros sem o uso de produtos químicos.
Usaremos bobinas magnéticas para estimular o bulbo olfativo, colocando-as na parte de trás da boca, no osso palatino, que fica bem próximo da região do cérebro responsável pela percepção dos cheiros e gostos.
Dessa forma, seremos capazes de fazer a pessoa sentir simplesmente através da atuação magnética.“
Com os projetos ainda em desenvolvimento, mas já comprovada por Adrian Cheok todas as possibilidades de sentirmos gosto e cheiro pela internet, o ato de comer com os olhos terá cheiro e sabor de quero mais.
| via VICE
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por genuine ugg boots uk | novembro 22, 2013 às 13:45| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Comendo com os Olhos | Sentir gosto e cheiro pela internet: um futuro (bem) próximo [url=http://www.rbuk.co.uk/linkss.asp?module=tags&brand=ugg-boots&tags=genuine-ugg-boots-sale australia]genuine ugg boots uk stockists[/url] genuine ugg boots uk stockists