Alimentação e Saúde
OMS insere salsicha, bacon, presunto e linguiça na lista de alimentos cancerígenos
por Redação
De acordo com um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de presunto, linguiça, bacon e salsicha aumenta o risco de câncer do intestino nos seres humanos.
Confira a lista dos alimentos cancerígenos.
O documento, publicado hoje, 26 de outubro, afirma que o consumo de carne processada é um fator de risco certo para a doença por já ter evidências suficientes para a ligação desses alimentos com o câncer. A Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC), órgão ligado à OMS, colocou as carnes processadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos, que já inclui o tabaco, amianto e fumaça diesel.
Para chegar à esta conclusão, um estudo estimou que, a cada porção de 50 gramas diárias de carne processada, o risco de se obter câncer colorretal aumenta em 18%. Para vocês terem uma ideia comparativa, uma única salsicha pesa, em média, 50 gramas, assim como, 2 únicas fatias de bacon. Segundo dados de 2012 da OMS, o câncer colorretal é o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens.
As carnes vermelhas como, tecido muscular do boi, porco, carneiro, bode e cavalo, foram classificadas como um carcinógeno, ou seja, produtos capazes de provocar câncer, e entraram para a lista do grupo 2A, o mesmo que contém o glifosato, princípio ativo de herbicidas.
De acordo com o IARC, a definição para carne processada inclui produtos “transformados por salgamento, curagem, fermentação, defumação e outros processos para realçar sabor ou melhorar a preservação. A maior parte das carnes processadas contém carne de porco ou boi, mas também pode conter outras carnes vermelhas, frango, carne de segunda (fígado, por exemplo), ou subprodutos da carne, como o sangue“.
O artigo, publicado na revista “The Lancet” por cientistas do IARC, afirma que estas descobertas dão mais suporte às recomendações sanitárias atuais para limitar o consumo de carne.
“Esses resultados, então, são importantes para permitir governos e agências regulatórias internacionais para conduzirem avaliações de risco, de modo a equilibrar riscos e benefícios de comer carne vermelha ou processada e para fornecer as melhores recomendações diárias possíveis“.
Aproveitando que hoje é segunda-feira, que tal repensar seu consumo de carnes processadas e vermelhas e abster-se destes alimentos, pelo menos uma vez por semana? Seu corpo agradece. Sua saúde mais ainda! Fuja da lista de alimentos cancerígenos!
| via G1
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário