Curiosidade
Os fabulosos Ovos de Páscoa da família imperial russa
por Valéria Scavone
A Páscoa é a celebração mais importante para os cristãos ortodoxos russos, assim como o Natal é no Ocidente. Como tradição, os devotos cristãos levam à Igreja ovos pintados à mão para serem abençoados, e depois, apresentam à família e aos amigos.
A história toda começa em 1885, quando o czar russo Alexandre III ia casar-se com a czarina Maria Feodorovna, e considerou que precisava impressionar sua esposa. E então, encomendou para Peter Carl Fabergé, o joalheiro real, o mais precioso Ovo de Páscoa que ele já teria feito na vida.
Seguindo as instruções de Alexandre III, Fabergé criou um belo ovo de esmalte branco, que parecia um ovo real, mas quando aberto, havia uma gema de ovo em seu interior. Dentro da gema, uma galinha de ouro e, escondido dentro da galinha, uma miniatura da Coroa Real de diamante e um ovinho de rubi. Maria Feodorovna ficou tão feliz que Alexandre III contratou Fabergé para criar um Ovo de Páscoa diferente todos os anos. E então, nasceu a tradição.
“Hen Egg”, o primeiro Ovo de Páscoa de Fabergé, 1885 – a miniatura da Coroa Real de diamante e o ovinho de rubi, perdeu-se.
Todos os anos, Fabergé e sua equipe altamente qualificada, criavam em total sigilo, um Ovo de Páscoa com uma surpresa dentro para a família real. Todos os ovos foram feitos com metais preciosos, como, ouro e platina, e cravejados com diamantes, esmeraldas, rubis e outras pedras preciosas. Um dos mais caros, foi o de 1913, que custaria no dinheiro de hoje, mais de R$ 12 milhões. Em 2002, este ovo foi leiloado por US$ 9,6 milhões.
Após a morte do czar Alexandre III, seu filho Nicolau II continuou a tradição. De 1894 em diante, Peter Carl Fabergé criou dois Ovos de Páscoa em cada ano – um para a Imperatriz Alexandra Feodorovna, esposa de Nicolas, e um para sua mãe, Maria Feorodovna. Durante um período de 30 anos, até a Revolução Russa de 1917, que visou o fim do regime do czar, Fabergé produziu para a família real, 50 dos mais opulentos e extravagantes Ovos de Páscoa que o mundo já viu.
Dos 50 ovos originais, 43 sobrevivem até hoje e estão em posse de colecionadores, museus e instituições em todo o mundo.
| via Amusing Planet
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário