Acontece
Para evitar o desperdício, supermercado na França vende frutas e vegetais fora do padrão estético
por Valéria Scavone
A campanha feita por uma rede de supermercados francesa tem como objetivo conscientizar o consumidor quanto ao desperdício de alimentos.
Nos supermercados, feiras e outros estabelecimentos, as frutas e legumes passam por um processo de avaliação para que chegue às bancas apenas os alimentos padronizados bonitos e perfeitos aos olhos do comprador.
Neste ano, a União Europeia declarou que 2014 seria o início do ano de combate ao desperdício de comida e decidiu fazer parte do grupo de países que irá evitar que o número assustador de 300 milhões de toneladas de alimentos sejam jogados fora todos os anos.
Engajados nesta campanha, a rede de supermercados Intermarché, a terceira maior da França, teve a iniciativa de reabilitar frutas e vegetais imperfeitos e lançaram as “Frutas e Vegetais Inglórios”.
Estes alimentos podem não ser bonitos aos olhos, mas são tão nutritivos quanto os “perfeitos” e ainda são 30% mais em conta para o bolso do consumidor.
Para ter um bom preço e fazer valer a ideologia de evitar o desperdício, a Intermarché compra de seus fornecedores os produtos que, normalmente eles jogariam fora, e os transformam em atrativos bons e baratos.
Para mostrar para o consumidor que estes alimentos são tão bons quanto os outros, a rede de supermercados distribui, gratuitamente, sopas de vegetais inglórios e sucos de frutas inglórias.
O resultado: todos que experimentam aprovam, são vendidos, em média, 1,2 toneladas por dia e as lojas tiveram um aumento de 24% do movimento.
Esta iniciativa está conscientizando tanto as pessoas quanto ao desperdício, que a primeira banca de alimentos a se esgotar é a de “Frutas e Vegetais Inglórios”.
Assista ao vídeo com legendas em português:
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário