
Acontece
A França no combate ao desperdício de comida

por Redação
Cada francês desperdiça entre 20 e 30 quilos de comida anualmente, contabilizando um prejuízo anual entre 12 e 20 bilhões de euros. Desde 2012 o governo estabeleceu a meta de reduzir pela metade esses índices até 2025.
Uma das medidas tomadas a fim de atingir a meta é a lei proposta pelo deputado socialista Guillaume Garot, que prevê a penalização de supermercados que descartarem alimentos não vendidos.
Atualmente, esses negócios costumam despejar água sanitária nos alimentos não comercializados para torna-los impróprios ao consumo. A lei aprovada com unanimidade no congresso prevê multas e até prisões para estabelecimentos que mantiverem a prática.
Supermercados com mais de 400m² terão de assinar contratos até julho de 2016 para doar alimentos não vendidos, mas ainda consumíveis, para caridade, escolas ou para uso como ração animal ou compostagem agrícola.
O não cumprimento da lei prevê multas de 75 mil euros e prisão de dois anos. Agora a lei precisa ser votada pela Câmara dos Deputados, no dia 26 de maio, antes de ir para o Senado.
A Federação do Comércio e da Distribuição se opõe à medida, justificando que os alimentos desapropriados por esses estabelecimentos correspondem apenas a 5% do desperdício total do país.
| via Reuters
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário