
Curiosidade
Que fim levaram as geladeiras abandonadas pós furacão Katrina?
por Redação
Há 10 anos, os Estados Unidos e, mais precisamente Nova Orleans, sofreram impactos e prejuízos enormes com o furacão Katrina. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram que evacuar a região e mais de mil morreram. A maré de tempestade deixou 80% da cidade submersa alcançando a marca de um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos.

O furacão, que devastou, também, a Costa do Golfo no verão de 2005, arruinou milhares de casas e, com elas, um monte de eletrodomésticos. Porém, as geladeiras danificadas pertenciam a um reino completamente diferente de problemas. Quando o Katrina forçou as pessoas a evacuarem suas casas, alguns moradores conseguiram esvaziar suas geladeiras mas, a grande maioria, continha alimentos em seu interior.

Na verdade, a população não tinha ideia que iria perder a geladeira por semanas, ou ainda, que não seriam capazes de voltar para casa até um mês mais tarde. Neste tempo, a comida estava toda apodrecendo em todas as geladeiras com um calor interno e sufocante de aproximadamente 90 graus.

Tudo apodreceu: legumes, frutas, carne, peixes, lácteos e etc. O resultado foi uma bagunça viscosa, com um fedor absurdo e tudo cheio de vermes. As pessoas que voltaram e abriram suas geladeiras, se arrependeram amargamente! A comida sofreu uma transformação tão tóxica que derreteu o plástico, corroeu metais e dissolveu forros de borracha no interior dos refrigeradores. De acordo com relatos, o cheiro era insuportável!

Muitos moradores nem hesitaram em abrir suas geladeiras. Eles selaram os refrigeradores com fitas adesivas e empurraram a “caixa de horrores” para fora de suas casas e para a rua. Eventualmente, geladeiras começaram a surgir nas ruas como cogumelos depois da chuva, até mesmo em partes da cidade que não foram alagadas. Um cheiro esmagador de morte e decadência pairava sobre toda a cidade…

A tarefa pútrida de escoamento dessas máquinas caiu sobre o governo local, que atribui uma equipe especial para o trabalho. Estes homens foram treinados para manusear materiais perigosos e estavam armados com equipamentos e artefatos para operações especiais. Mesmo com toda a estrutura da equipe, a destruição foi tão grande que a operação de limpeza levou meses para finalizar a tarefa.

Largadas nas ruas, as geladeiras abandonadas logo começaram a atrair pixações e se transformaram em plataformas de expressões pessoais. Como o tempo se estendia, algumas delas até foram decoradas com ornamentos e saudações festivas de Natal.

Durante meses, as geladeiras pintadas com spray tornaram-se símbolo onipresente de pós-Katrina em Nova Orleans. Pessoas começaram a fotografar as geladeiras e organizar exposições, outras escreveram livros sobre elas e, naquele mesmo ano, no Dia das Bruxas, as geladeiras Katrina transformaram-se em ideias de traje para a festa popular, rs!

Em dezembro de 2005, ao final da operação da equipe de limpeza contratada pelo governo local, algumas geladeiras foram encaminhadas para um ferro-velho para serem recicladas, enquanto outras, cerca de 150 mil, foram despejadas em um aterro. No início de 2006, a última delas tinha ido embora.



Impressionante o destino destas geladeiras abandonadas…
| via Amusing Planet
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário