Na Cidade Com Amor
RioDoce.Help, a plataforma que nasceu para auxiliar a solidariedade à maior tragédia do Brasil
por Valéria Scavone
Desde o dia 5 de novembro, o Brasil sofre a maior tragédia ambiental, ecológica, hídrica e econômica de sua história. Após o rompimento da barragem da mineradora Samarco / Vale do Rio Doce na unidade industrial de Germano, entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, cerca de 60 BILHÕES de litros de rejeitos de mineração de ferro foram despejados ao longo de mais de 500 km da Bacia do Rio Doce, a quinta maior do país.
A negligência criminosa devastou o subdistrito de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Ambos devem transformar-se em desertos de lama. Também atingiu mais seis localidades de Mariana e o estrago ambiental é de uma magnitude imensurável. Milhares de plantas e animais morreram. Algumas espécies, talvez não existam nunca mais. O crime assassinou todo um bioma.
As comunidades que estavam no meio do caminho perderam seu meio de vida e pequenos agricultores tiveram suas fazendas devastadas. O Rio Doce, considerado sagrado pelos índios da tribo Kernak, transformou-se em uma correnteza espessa de terra e areia. A captação de sua água foi suspensa e cerca de 500 MIL pessoas estão com as torneiras secas. O descaso é tanto que, na última sexta-feira, a Vale enviou 300 MIL litros de água contaminada com alto teor de querosene.
Com a missão de auxiliar na maior tragédia ambiental do nosso país, o carioca Lucio Amorim e o mineiro Rafael Andrade, uniram forças para fazer pontes entre recursos que se mostram necessários e que já estão disponíveis em toda a região atingida pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco e Vale do Rio Doce, e criaram o site riodoce.help. Na plataforma, os rapazes disponibilizaram todas as ferramentas de mobilização para quem quer ajudar ou para quem precisa ser ajudado.
Você precisa de ajuda?
Para quem precisa de ajuda, basta preencher um cadastro para receber um banco de dados com informações de centenas de voluntários das mais diversas habilidades, de todas as partes do país. Para pedir ajuda, clique aqui.
Quero ajudar!
No momento, o que está ao nosso alcance fazer para ajudar as vítimas (tanto seres humanos quanto animaizinhos), é fazer doações de água mineral, alimentos não perecíveis,itens de higiene pessoal, medicamentos, ração para animais domésticos, produtos de limpeza e roupas. No site do riodoce.help, há um mapa enorme com todos os pontos de arrecadação e um item que nos orienta o caminho caso não haja algum posto de coleta próximo. Para ajudar, clique aqui.
Quero levar ajuda até lá!
No site, há um campo de cadastro para pessoas que irão fazer uma rota que pode ser aproveitada para levar donativos. Se você estiver no caminho e quiser levar ajuda até lá, clique aqui.
Estou levando donativos e tenho espaço para mais : )
Se você traçou uma rota e está levando donativos até as cidades e distritos que precisam de ajuda e ainda há espaço no seu veículo, inscreva-se no Rotas. Lá, você preenche um formulário com informações como, data e local de saída, quanto há de espaço, horário, cidade de destino, data de chegada, e deixa disponível para que as pessoas possam encaixar doações em sua carona solidária. Se você tem uma rota programada, clique aqui e inscreva-se.
Quero ser voluntário!
Se você sabe, faz ou trabalha com algo que considere importante, basta preencher um mini cadastro para receber informações de contato para diversas instituições, ONGs e Coletivos locais. Para ser um voluntário, clique aqui.
Eu sou uma empresa e quero ajudar!
Nesse primeiro momento, o que o pessoal do site riodoce.help procura, são empresas com expertise técnica e/ou estrutura logística para ajudar na remediação da tragédia. Eles têm interesse especial em transportadoras, engarrafadoras de água mineral, serviços de caminhão-pipa em cidades vizinhas ao Rio Doce, distribuidores de alimentos, produtos de higiene pessoal e farmacêuticos, empresas de engenharia e arquitetura e fabricantes de material de construção. Se você é uma destas empresas e quer ajudar, clique aqui.
Neste momento frágil onde pessoas e animais foram pavimentados pela negligência criminosa da Samarco e Vale do Rio Doce, toda e qualquer ajuda é bem vinda! Vamos juntos reconstruir o que estiver ao nosso alcance. Vamos juntos reacender a esperança de toda uma vida que foi lavada em lama, asfixiada por corruptos criminosos!
Parabéns, Lucio Amorim e Rafael Andrade! O Comendo com os Olhos está com todos vocês! Somos todos Mariana <3 Somos todos Rio Doce <3 Somos todos à vida <3
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário