Alimentação e Saúde
10 ervas que curam (quase) todos os males
por Redação
Com o boom da indústria farmacêutica e médicos receitando uma infinidade de remédios que prometem alívio imediato para todos nossos males, a gente não deu ouvido aos conselhos da vovó para recorrer às ervas que curam cultivadas no jardim.
Agora, com as atenções voltadas à alimentação saudável, damos um passo para trás e percebemos que a nonna tinha mesma razão no que dizia. Se você deixou passar batido os ensinamentos da velhinha, sem problemas, a gente revela aqui dez ervas poderosas que combatem os males que afligem muita gente. Confira:
TOSSE
O eucaliptol presente no alecrim auxilia o descongestionamento do peito, tornando mais fácil a liberação do catarro. A erva também é anti-inflamatório e alivia a dor de garganta.
Adicione em feijão branco, batatas, polenta e/ou maçã.
CÂIMBRA ABDOMINAL
A menta contém mentol, que relaxa a dor causada pelos espasmos intestinais, sendo capaz de reduzir até 40% do desconforto.
Adicione na berinjela, tomate, melão e/ou vagem.
CÓLICA MENSTRUAL
Durante a menstruação, ingira suas colheres de sopa de orégano fresco para reduzir as cólicas. O timol e carvacrol presentes na erva relaxam os músculos uterinos prevenindo a dor das contrações.
Adicione em cogumelos, tomate, azeitonas e/ou abóbora.
DOR NAS JUNTAS/ARTICULAÇÕES
A curcumina presente no curry inibe a produção de prostaglandina E2, um componente inflamatório que sensibiliza os nervos, sendo uma medicação natural efetiva contra as dores musculares.
Adicione em lentilha, arroz, couve-flor e/ou espinafre.
PROBLEMAS INTESTINAIS
O endro funciona como antibiótico exterminando as bactérias presentes na flora intestinal.
Adicione no pepino, beterraba, cenoura e/ou folhas verdes.
INCHAÇO
A salsinha é um diurético natural que alivia o inchaço proveniente dos gases – causado pela retenção de água e prevenindo o sal de ser reabsorvido pelos tecidos corporais.
Adicione no macarrão, tomate, grãos e/ou cebola.
CONGESTÃO NASAL
A capsaicina da pimenta cayenna desativa a substancia P, um neurotransmissor lincado às inflamações, resultando em menos congestão e pressão nasal.
Adicione em vagem, arroz, sopas e/ou verduras.
TRISTEZA
O eugenol e ácido rosmarínico presentes no manjericão incentivam a produção de dopamina e serotonina, capazes de melhorar o humor e bem estar.
Adicione em tomate, pizzas, macarrão e/ou azeitona.
CANSAÇO
O ácido carboxílico presente no coentro é capaz de expelir metais pesados de circularem no organismo. São essas toxinas as responsáveis pela fadiga crônica, depressão e dores articulares.
Adicione em abacate, milho, feijão preto e curries.
NÁUSEA
O gengibre acalma os espasmos do trato digestivo, reduzindo a s náuseas com mais eficácia que medicamentos farmacêuticos.
Adicione em batata, arroz, pêra e sopa miso.
| via Super Herbal Foods
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário