Curiosidade
10 livros de culinária clássicos para baixar de graça
por Redação
Livro de culinária, quem aqui ama muito?
Alguns tesouros da gastronomia estão ‘escondidos’ em títulos que são difíceis de encontrar em livrarias e sebos. Estas raridades, são fontes preciosas de pesquisa de receitas clássicas e tradicionais que atemporais, e (re)descobertos, trazem à mesa sabor com história e boas memórias.
Neste post, a gente compartilha com vocês 10 tesouros da culinária disponíveis para download gratuito, graças ao acervo maravilhoso da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que completa 10 anos agora em 2023. Deguste a nossa seleção.
1. Cozinheiro Nacional
Descrição: Coleção das melhores receitas das cozinhas brasileira e europeias para o preparo de sopas, molhos, carnes, caça, peixes, crustáceos, ovos, leite, legumes, pudins, pasteis, doces de massa e pasteis para a sobremesa; acompanhado das regras de servir a mesa.
Ano de publicação: entre 1860 e 1870, Rio de Janeiro
Para fazer o download, clique aqui.
2. O Livro das Noivas de Receitas e Conselhos Domésticos
Descrição: Neste volume de 1929, a jornalista carioca Julia Valentina da Silveira Lopes de Almeida (ufa, rs!) ensina às jovens donzelas casadas ou moçoilas recém-casadas, diversas dicas de como cuidar da casa ao lado de receitas apetitosas e modernas para a época.
Ano de publicação: 1929, São Paulo
Para fazer o download, clique aqui.
3. A Arte Culinária na Bahia
Descrição: Manoel Raimundo Querino nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, em 1851, e morreu em Salvador em 1923. Ainda pequeno, ficou órfão e foi apadrinhado por um professor da Escola Normal, que lhe deu uma educação formal bastante completa.
Formou-se professor de Desenho Geométrico e acabou por se tornar um dos principais líderes abolicionistas brasileiros.
Defensor da cultura africana como formadora de uma identidade baiana e brasileira, Manoel Querino publicou o livro A Arte Culinária na Bahia, com destaque para a as culinárias indígena e brasileira. Entre os quitutes africanos disponíveis neste livro, está o arroz de aussá, o efó, o caruru e o xim-xim.
Ano de publicação: 1928, Bahia
Para fazer o download, clique aqui.
4. Cozinheiro Imperial
Descrição: Nova arte do cozinheiro e do copeiro em todos os seus ramos contendo as mais modernas e excêntricas receitas, para que, com perfeição e delicadeza, seja possível preparar diferentes sopas e variados manjares (de carne de vaca, vitella, carneiro, vatapá, carurú, angú, moquecas e vários outros quitutes diferentes e sensacionais).
Ano de publicação: 1887, Rio de Janeiro
Para fazer o download, clique aqui.
5. Doceiro Nacional ou a Arte de fazer toda a Qualidade de Doces
Descrição: Na esteira do sucesso editorial de O Cozinheiro Imperial e O Cozinheiro Nacional, a Garnier publica, no final do século XIX, O Doceiro Nacional, que cai no gosto do público, sendo esta a quarta edição.
Com uma compilação de receitas doces, mas muito doces mesmo, o gosto pelo açúcar, herdado pelos portugueses, revela-se em sua plenitude.
Ingredientes nacionais também são usados em profusão, como as geleias de jabuticaba, ou o doce de caju ou pitanga.
Muitas vezes, percebe-se claramente a herança dos antigos manuais da época moderna de como fazer xaropes e cuidar da saúde, principalmente no caso da utilização específica do açúcar, que foi, por muitos séculos, considerado um remédio.
Ano de publicação: 1895, Rio de Janeiro
Para fazer o download, clique aqui.
6. Arte de Cozinha: primeira parte
Descrição: Um livro de receitas do século XVII. Não por acaso, foi o primeiro livro de culinária português a ser publicado. Com autoria de Domingos Rodrigues, esta raridade tinha como foco pessoas endinheiradas da época que tinham importante influência na culinária de Portugal.
Ano de publicação: Século XVII, Lisboa.
Para fazer o download, clique aqui.
7. O Cozinheiro dos Cozinheiros
Descrição: Coleção com mais de 1500 receitas usuais, fáceis e econômicas, de cozinha, copa, pastelaria e confeitaria, com apontamento para as notícias mais importantes relativas à alimentação e conservação das substâncias alimentícias.
Ano de publicação: 1905, Lisboa.
Para fazer o download, clique aqui.
8. Manual do Destilador e Licorista
Descrição: Seguindo uma antiga tradição de livros destinados a revelar o segredo químico dos alimentos e substâncias que remontam à Idade Média, este pequeno volume editado no RJ no final do século XIX, é uma preciosidade.
O autor ensina a fazer alcoóis de várias espécies, bem como fermentar cerveja, uvas e outras frutas para fazer vinhos, ressaltando não apenas uma indústria ainda caseira destes alimentos, mas toda uma ciência envolvida em fabricá-los em casa.
Ano de publicação: 1883, Rio de Janeiro.
Para fazer o download gratuito, clique aqui.
9. A Sciencia no Lar Moderno
Descrição: Quando Eulália Vaz publicou sua Sciencia no Lar Moderno no começo do século XX, manuais para donas de casa escrito por mulheres não era comum no Brasil.
Professora da Escola Profissional de São Paulo, Eulália pede licença às donas de casa para ensinar normas de higiene como, por exemplo, lavar e esfregar bem a cozinha com areia fina de beira de rio. O livro foi um sucesso e teve mais de cinco edições.
A que está sendo apresentada aqui é a quarta edição, acrescida de novas dicas e receitas. Como destaque interessante, indicamos a receita dos Electrios, uma espécie de pé-de-moleque de amêndoas, açúcar e ovos, cortados em formato oblíquo <3
Ano de publicação: 1912, São Paulo.
Para fazer o download gratuito, clique aqui.
10. A Arte da Cozinha em 4 partes
Descrição: A primeira parte do livro trata do modo de cozinhar vários guisados de todo gênero de carnes, conservas, tortas, empadas e pastéis.
A segunda parte, trata de peixes, mariscos, frutas, ervas, ovos, laticínios, doces, conservas do mesmo gênero.
A terceira parte, de preparar mesas em todo tempo do ano para hospedar príncipes e estrangeiros (risos!). E a quarta e última, de fazer pudins e preparar massas.
Ano de publicação: 1838, Rio de Janeiro.
Para fazer o download, clique aqui.
Demais, né? Incrível os temas! e quantas receitas, ensinamentos e aprendizados nesses livros! Navegue pelo acervo virtual da Biblioteca Brasiliana para descobrir novos títulos da culinária e se divertir na cozinha com os clássicos!
Abaixo, você conhece um pouco mais sobre a Biblioteca.
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Em 2002, o professor István Jancsó, então diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, concebeu, juntamente com José Mindlin, o projeto de construção de um moderno edifício capaz de abrigar as duas importantes coleções brasilianas da USP (a do próprio IEB, fundado em 1962 pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda, e a de José e Guita Mindlin).
Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo e bibliotecário Rubens Borba de Moraes, em quem José Mindlin reconhecia “uma espécie de irmão mais velho”, dono de “um amor aos livros e à leitura muito parecido com o meu”. Importante intelectual e o mais destacado estudioso da bibliografia sobre o Brasil, Rubens Borba de Moraes deixou sua biblioteca de cerca de 2300 obras ao casal Mindlin após seu falecimento, em 1986.
Leia mais aqui.
[Crédito de Imagens: Biblioteca Brasiliana]
Compartilhe
Deixe um comentário
2 comentários
-
Por Paloma | janeiro 31, 2018 às 15:53| Responder
Muito obrigado, conteúdo histórico e maravilhoso!
Por Eu | junho 20, 2017 às 15:13| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Boa tarde gostaria de baixar os livros são obras primas. obrigada