Nutrição
3 ideias brilhantes para utilizar talos de ervas
por Redação
Não precisa de chef de cozinha para dizer que utilizar os talos de ervas e verduras é genial, evita o desperdício e ainda, absorve-se mais os nutrientes presentes nos alimentos.
Se voltarmos aos chefs de cozinha, pode-se dizer que esta é uma prática inteligente na cozinha dos restaurantes em todo e qualquer lugar desse planeta. Muitos deles aproveitam os talos para compor outros pratos que são servidos aos comensais, bem como, utilizam as hastes para complementar os pratos servidos para a equipe. E por que não praticar o aproveitamento por inteiro das ervas e verduras em casa também?
A seguir, compartilhamos 3 dicas para que você (re)comece uma atividade mais proveitosa com os alimentos e suas refeições do dia-a-dia utilizando talos de ervas.
1. Adicione sabor ao Vinagre
Depois de usar ervas, como manjericão, tomilho, alecrim, e por aí vai, adicione os galinhos em seu vinagre de uso diário. Para isso, coloque a quantidade desejada de vinagre, despeje sobre o caule das ervas e deixe descansando por uma noite inteira. Depois disso, coloque o vinagre aromatizado em um frasco e tempere saladas ou aromatize seus pratos quando fizer uso do mesmo. Para isso, utilize um vinagre neutro, como o branco.
2. Leve crocância às saladas com os talos de ervas
Ao fazer um pesto ou utilizar ervas como, coentro, salsinha e outras mais, reserve as hastes e adicione crocância nas suas saladinhas. As hastes fininhas irão complementar fontes de nutrientes e deixar seus pratos saborosos e com crack´s saudáveis.
3. Dê sabor aos óleos de cozinha
Não é só o azeite que fica incrível com ervas. O óleo que você utiliza no dia-a-dia também merece uma dose de sabor! Encha um pote com óleo de sua preferência e adicione qualquer haste de ervas: tomilho, orégano, alecrim, erva-doce, coentro, salsinha, sobras de cebolinha, e por aí vai, e deixe o óleo pegar sabor descansando por 2 noites. Depois disso, retire as ervas e utilize o óleo para preparar um vinagrete, batatas sautès, ovos, carnes, peixes e o que mais você quiser!
Brilhante não são só essas ideias e sim, a prática de aproveitar os alimentos até o talo!
Beijos!
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário