Curiosidade
7 coisas que os baristas adorariam que você soubesse sobre cafés
por Redação
Alguns baristas podem parecem pretensiosos, mas no final das contas, é porque eles são apaixonados pelo que fazem e, muitas vezes, não recebem muito crédito por seus conhecimentos.
Se você pede um café com creme extra, por exemplo, os baristas irão atender ao seu pedido com excelência, mas, por dentro, vão estar querendo explodir sua cabecinha (brincadeira, rs!). Como estes profissionais estão a serviço do cliente, há muitas coisas que eles adorariam que a gente soubesse sobre cafés, mas não podem dizer quando estão trabalhando.
Por isso, vamos aqui fazer o favor de ajudar os baristas de todo o mundo a explicitar o que eles ficariam imensamente felizes que nós soubéssemos sobre cafés.
1 – Seu café preto não precisa de leite
Para alguns, a bebida não faz sentido sem leite. Porém, para os baristas, que estudaram com profundidade tudo sobre cafés, fazer um pedido desses só faz sentido se o café for ruim. Fora isso, você estará cobrindo todas as nuances e perdendo todas as oportunidades de vivenciar o prazer de tomar um bom café na xícara. “Mas e um cafezinho feito com todo o amor e carinho, em casa mesmo, de manhã, com um leitinho?” – Eles respondem: “Experimente não acrescentar o leite. Se dê a oportunidade de tomar seu próprio café de outra forma que não está acostumado. Assim, você estará pronto para mergulhar no amplo universo do sabor dos cafés”.
2 – A espuma do leite é doce
À medida que a temperatura do leite aumenta, a lactose torna-se mais solúvel. Quando isso acontece, sua doçura torna-se mais perceptível. Inclusive, pode ser por esse motivo que você tinha tanto amor pelo leite morno quando criança. Assim, quando um barista está preparando um belo cappuccino, por exemplo, evite colocar açúcar na bebida. Quem sabe você consiga dar os primeiros passos para deixar de lado o hábito de adoçar tudo com açúcar.
3 – Eles desejam que você tenha sua própria máquina de café
Para que você desfrute de bons momentos com os melhores cafés, eles desejam, de coração, que você tenha sua própria máquina de café. E sugerem que seja a que mói grãos, não a de cápsulas.
4 – Peça apenas por um café
Duplo, com chantilly, com espuminha, e tal. Peça apenas um café! Em diversos lugares do mundo, restaurantes, e cafés, claro, têm uma carta extensa com os mais variados blends e aromas para que você tome apenas um excelente café.
5 – Você não deve ficar preso a rótulos
Se você é daqueles que tem uma super preocupação com rótulos que contém selo orgânico e de comércio justo, calma. Muitas vezes, os pequenos produtores são completamente organizados e comprometidos a respeitar as terras e práticas sustentáveis, mas não têm grana para pagar o selo orgânico. É como comprar produtos com selo orgânico no Pão de Açúcar e não comprar produtos na estrada de agricultores locais. Então, atente-se porque você pode ficar bitolado exigindo selo orgânico de cafés e, uma hora ou outra, se frustrar com o produto. Pare de julgar e deixe seu barista falar sobre os cafés que servem, de onde eles vêm e quem os produziu. Provavelmente você irá descobrir cafés excelentes e muito mais baratos.
6 – Respeite o valor produtivo dos cafés
Você já parou para pensar quanto esforço existe no cultivo, na colheita e na produção do café? Quanto menos processo industrial, em massa, mais caro o café é. Portanto, ao selecionar marcas e produtores, valorize o processo, a bebida e desfrute!
7 – Fazer um bom café leva tempo
Pense no café como um alimento de preparo lento, que vai contra as fast foods. Se você se dispôs a tomar um café preparado por um barista, permita que ele leve o tempo necessário para preparar a bebida. Afinal, estão trabalhando com o que amam e dedicados a lhe entregar sempre a melhor xícara de café!
| via The Kitchn
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário