Nutrição
A forma correta de congelar alimentos crus e cozidos
por Redação
Ao contrário do que muita gente acredita, congelar os alimentos crus não faz com que percam suas propriedades nutritivas. O impacto sobre a perda de valor nutricional é mínimo. Nas carnes, aves e peixes, o congelamento praticamente não afeta o conteúdo das proteínas.
Alimentos Crus que NÃO devem ser Congelados
Sim, existem alimentos que não devem ser congelados por perderem a textura, a firmeza e suas propriedades sensoriais, gustativas e palatáveis.
São eles: tomate, batata, pepino, rabanete, salsão, verduras de folha (rúcula, agrião, alface, almeirão), ovo com casca, iogurte, maionese, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, banana e pera.
Mas o post de hoje, vai trazer à vocês, as dicas corretas para que você possa congelar os alimentos e tenha a oportunidade de se alimentar bem mesmo com a correria do dia a dia.
Vegetais
Para congelar os vegetais, eles devem estar frescos, higienizados e com textura firme. Quase todos os vegetais podem ser congelados, exceto os que você tem como objetivo comer crus, como os que citamos acima.
Para congelar os vegetais, é necessário um pré-cozimento e, a melhor técnica, é a do branqueamento.
O que é a Técnica do Branqueamento?
O branqueamento é um método de preparação de alimentos em que os vegetais são cozidos por um curto período de tempo – em água fervente ou vapor – e, em seguida, esfriados imediatamente em uma tigela com água gelada. Quando feito corretamente, o branqueamento preserva as cores dos vegetais, bem como suas texturas.
Prepare uma tigela com água gelada, e então, leve uma panela com água para ferver. Adicione uma colher de sal. Adicione os vegetais até cozinharem e ficarem meio durinhos, e depois, retire com uma escumadeira e mergulhe imediatamente na tigela e água gelada.
Assim você mantém seu legume durinho pronto para ser congelado. Retire da água, deixe escorrer bem e, logo em seguida, embale os vegetais ou em potes hermeticamente fechados (e identificados), ou em sacos plásticos. Neste último caso, você deve retirar todo o ar para então congelar.
Sopas
Ao preparar as sopas, é sempre importante lembrar de detalhes que fazem toda a diferença na hora do descongelamento.
As sopinhas devem ser preparadas com alimentos frescos e com pouco sal. Use e abuse das ervas, que também devem ser frescas, e não cozinhe muito.
Do descongelamento ao aquecimento, ainda há um caminho para que os ingredientes atinjam a textura perfeita.
Você pode congelar as sopas tanto em pedaços, quanto cremosas ou em papinhas para os pequenos. Após o pré preparo das sopas, retire a panela do fogo e coloque imediatamente em um recipiente com água gelada.
O resfriamento vai ajudar a manter a qualidade das sopinhas congeladas. Coloque em potinhos e leve ao congelador. Lembre-se de identificá-las. O tempo ideal de consumo das sopas é até 30 dias.
Purê
Batatas e outros legumes que utilizamos para fazer o purê, se congelados em pedaços ou inteiros, perdem sua textura. Porém, se transformados em purês, esta situação desaparece. Todos os tipos de purês podem ser congelados tranquilamente.
Faça o purê e, se for congelar diretamente, faça o processo do resfriamento. Se for consumir e congelar o que sobrou, disponha em potinhos hermeticamente fechados, identifique e > congelador! Consuma em até 2 meses.
Frutas
Todas as frutas podem ser congeladas. Inteiras ou em pedaços, o mais importante é que você coloque-as no congelador devidamente higienizadas, sem casca e, se cortadas, sem sementes.
O uso mais indicado após o congelamento das frutas, é no preparo de doces em calda, geleias, purês, sucos, vitaminas, sorvetes, recheios de bolo.
No universo das frutas, há 2 formas de congelamento:
– In Natura: lave muito bem todas as frutas, descasque e retire as sementes. Ao colocá-las em sacos plásticos, lembre-se de retirar todo o ar e identificá-las. Válido por 4 meses;
– Polpa ou purê: depois de lavadas, descasque, retire as sementes e bata tudo no liquidificador. Adicione uma gotinha de limão para evitar que escureçam, disponha em potinhos bem fechados e com um espaço de 1 centímetro até a tampa. Leve ao freezer e consuma em até 12 meses.
:)
[Crédito de Imagens: Shutterstock]
Compartilhe
Deixe um comentário
2 comentários
-
Por vanessa bueno | junho 8, 2016 às 13:12| Responder
-
Oi Vanessa!
Assim como os outros alimentos, ao congelar carnes cozidas, você deve maneirar no tempero, principalmente no sal, e congelar normalmente sempre lembrando de identificar a carne com uma etiquetinha. O tempo máximo recomendado para consumo, é de até 12 meses.
Por Valéria Scavone | junho 8, 2016 às 14:40| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
-
e como congelar carne cozida?!