News Para Devorar
Alerta de agrotóxicos em rótulos de alimentos é aprovado pela Câmara
por Redação
No último dia 21, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), que prevê a obrigatoriedade da impressão de alerta em produtos que utilizam agrotóxicos no cultivo de seus ingredientes.
A medida, que tornará obrigatório que os produtos indiquem e alertem sobre os danos causados à saúde sobre o consumo de pesticidas, estabelece que o aviso seja similar aos adotados nas carteiras de cigarro. Para seu conhecimento, 22 dos 50 agrotóxicos mais utilizados aqui no Brasil, estão banidos em outros países.
De acordo com pesquisas, atualmente, cada brasileiro consome em média 7,3 litros de agrotóxicos por ano! Isso, sem saber nem ser avisado sobre os produtos que possuem estes venenos. Segundo o deputado Jorge Solla (PT), a proposta não entra no mérito da proibição dos agrotóxicos, e sim, sobre o direito do cidadão saber e escolher o que está consumindo, os malefícios que determinado alimento pode causar à sua saúde e, assim, poder optar se quer continuar a consumir.
O projeto de lei segue para a apreciação na Comissão de Agricultura e, caso aprovado, conclui a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja rejeitado, será submetido ao plenário da Câmara.
Entre 2007 e 2014, o Brasil registrou 34.147 casos de intoxicação por agrotóxico (dados levantados pela Associação Brasileira de Agroecologia – ABA), cerca de 5 mil casos por ano. Entre os problemas causados pela ingestão inconsciente destes venenos, estão má formação de feto, câncer, disfunção fisiológica e problemas cardíacos e neuronais.
Se aprovado o projeto, o Brasil dará um passo na direção da possibilidade de podermos optar o que queremos comer com consciência. Ou seja, a livre escolha de eliminarmos alguns excessos de venenos que estão presente em nosso dia a dia, porém, até o momento, às cegas.
Estamos com os dedos cruzados!
| via Vermelho
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário