Entretenimento
Alimentando o filhote em slow motion
por Valéria Scavone
A Poupa é um pássaro exótico com asas brancas e pretas, cauda preta, corpo cor-de-rosa-marrom, um bico longo e elegante e uma crista, sua particularidade morfológica, orlada por pontas pretas que, quando aberta, assemelha-se a um leque.
Pertencente à família Upupidae, a Poupa é uma ave de médio porte, com 25-27 centímetros de comprimento, cerca de 50 cm de envergadura, cauda relativamente longa e expectativa média de vida de 11 anos.
Encontrada facilmente na Europa (em especial em Portugal), África e Ásia, seu habitat preferencial é a savana africana e zonas de vegetação rasteira. Seu canto característico trissilábico – “oop-oop-oop” – é o que dá origem ao seu nome científico e em inglês (Hoop).
Uma das principais características da poupa é o cheiro fétido dos ninhos. Não por falta de higiene, porque sabe-se que a fêmea limpa tudo bonitinho e cuidadosamente, e retira todos os detritos com cuidado e atenção. O que acontece, é que estas aves possuem uma glândula uropigial capaz de exalar um odor desagradável em caso de ameaça.
Alimenta-se principalmente de insetos, larvas, minhocas, pequenos anfíbios, bem como alguns elementos vegetais como sementes e frutos.
Neste vídeo fantástico feito pelo cineasta polonês Artur Homan, temos a oportunidade de ver, em câmera lenta, este pássaro exótico alimentando seu filhote num bater de asas sutil – reflexo das maravilhas da natureza. Confira:
Maravilhoso!
[Crédito das imagens: Still do Vimeo]
[via: The Ark in Space]
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por valdevino pereira ne | março 10, 2015 às 00:11| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
parabéns pelos vídeos interessantes e principalmente instrutivos