Alimentação e Saúde
Alimentos que devem ser evitados no verão
por Redação
Alimentos para evitar no verão, a época das férias e festas de final de ano. Tudo de bom, não? Sim, sem dúvidas, mas vale lembrar que nessa época do ano é preciso redobrar as atenções no que diz respeito à alimentação. Sabemos que é bom priorizar pratos frescos e saudáveis, evitar gorduras e frituras, mas as recomendações vão além.
Existem alimentos, especialmente os que contêm proteína animal, que apresentam mais riscos de infecção alimentar e atuam silenciosamente – ou seja, sem alterar o odor ou o sabor da comida, dificultando sua identificação. Confira abaixo, alguns exemplos:
1. Salada de Maionese
Se a maionese é caseira, tem ovo cru na receita e aumenta assim os riscos de contaminação por salmonela – bactéria presente no ovo. A dica aqui é evitar deixar o prato mais de meia hora fora da geladeira, para evitar a proliferação de bactérias ou optar pela utilização das maioneses industrializadas, que têm riscos menores de intoxicação. Ainda assim, mantenha-a refrigerada.
2. Quindins e outros doces à base de ovo
Assim como acontece com a maionese, é necessário manter os doces de ovos moles na geladeira – neste caso, deixe fora dela por no máximo 15 minutos e tenta adaptar as receitas com ovos cozidos, para evitar a reprodução das bactérias.
3. Sanduíches
A atenção especial deve ser dada àqueles adquiridos fora de casa. Muitos lanches têm bacon, queijo, peito de peru ou presunto como recheios e, portanto, devem ser armazenados em temperatura de -5°C, uma vez que esses ingredientes podem ter problemas como brucelose (doença infecciosa transmitida por alimentos de origem animal como leite, carne, manteiga), tuberculose, coliformes fecais e outras bactérias patogênicas.
4. Cremes e molhos brancos
Base de lasanhas, panquecas e strogonoff, molhos brancos ou com creme de leite devem ser conservados a temperatura entre -5ºC e -10ºC e bem esquentados quando forem servidos. Em buffets, devem ser mantidos a temperatura acima de 60°C – uma vez que é impossível descobrir a temperatura correta, faça um teste: coloque a mão sobre a cuba do buffer, se precisar retirar imediatamente por conta do calor, é porque está na temperatura adequada. Caso não sejam conservados adequadamente, esses molhos podem causar infecção gastrointestinal, diarreia e, em casos mais severos, desidratação.
5. Salgados e frituras
Caso não tenham sido recém-preparados, conserve na geladeira e esquente ao micro-ondas antes de consumir. Evite, ao máximo, ingeri-los mornos, prevenindo assim a proliferação de bactérias.
Simples, né meus queridos? Importante saber os alimentos para evitar no verão, na intenção que você viva a estação mais quente do ano sem riscos alimentares.
[Crédito de imagens: Google]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário