Curiosidade
As merendas escolares mundo afora
por Redação
A versão americana do site Buzzfeed fez um vídeo bem interessante reunindo os almoços servidos nas escolas públicas mundo afora. Apesar de ilustrativo, o registro é sucinto e alguns pratos são típicos de determinados países e simplesmente não têm tradução.
Fizemos então uma explicação para cada um deles. Dá só uma olhada o que as crianças costumam almoçar lá fora:
:: Coreia ::
Os alimentos são servidos, todos separados, em uma bandeja de alumínio. Por lá, come-se arroz roxo, sopa, rabanete, kimchi (condimento à base de acelga) e bulgogi (cozido preparado com carne marinada grelhada em molho de soja, alho picado e semente de gergelim, e servido com verduras). Bem equilibrado, não?
:: Cuba ::
Servido em prato raso, o almoço consiste em arroz e ropa vieja (carne desfiada e cozida com vegetais, parece a nossa carne louca). Achamos que falta verde ai, hein!
:: Estados Unidos ::
No prato, lanche frio de presunto e queijo e chips à base de amido de milho. Como acompanhamento, maçã e iogurte cremoso. E nada de suco ou água, os americanos tem o hábito de tomar leite durante as refeições. Pelo visto, o conceito junkie food é forte até nas escolas. Uma pena!
:: Filipinas ::
Acostumado a comer com as mãos, os filipinos têm o almoço servido em folhas de bananeiras. Eles comem arroz e Lechon Kawali, um tipo de carne de porco temperada, cozida na panela e cortada em pedaços.
:: França ::
Os franceses comem em três partos. O primeiro é toranja, o segundo é frango com salada e o terceiro é pão e queijo. Assim, garantem o equilíbrio de proteínas e carboidratos e também controlam os alimentos ingeridos por comê-los fracionadamente. Muito bem!
:: Grã-Bretanha ::
Os britânicos almoçam vegetais com Shepherd’s Pie, uma receita bem parecida com o nosso escondidinho de carne moída com batatas gratinado no forno. De sobremesa, vão de iogurte e pera. Foi Jamie Oliver quem incentivou as escolas a apostarem em refeições balanceadas como esta.
:: Índia ::
Os indianos comem em marmitas fracionadas que são servidas por arroz, Dal Makhani (cozido de lentilhas pretas e vermelhas e feijão vermelho) e Saag Paneer (outro cozido de espinafre, folhas de mostarda e brócolis, servido com vegetais e queijo Paneer). Deu vontade de experimentar…!
:: Japão ::
Sushi e sashimi não fazem parte das merendas japonesas. Ali come-se arroz, espinafre em conserva e cavalinha assada (tipo de peixe de pequeno porte). Básicos e saudáveis, não?
:: México ::
Tortas salgadas, de recheios variados, mesclando carnes e legumes. É esse o almoço dos mexicanos! Deixa a desejar…
:: Nigéria ::
Os nigerianos almoçam arroz, feijão e Platains, uma variação de banana própria para ser cozida. Pode até ser saboroso, mas falta proteína e leguminosas ai.
:: Noruega ::
Tem cara de lanche da tarde o almoço dos noruegueses, composto por morangos, iogurte e sanduíche aberto, geralmente recheado por verduras e alguma carne.
:: Rússia ::
Os russos conseguem ser exóticos até mesmo no almoço. Por lá se come linguiça e Porridge, um mingau de flocos de aveia cozidos em água, servido com leite frio ou nata.
Assista ao vídeo:
[Crédito de Imagens: BuzzFeed]
| via BuzzFeed
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário