Quero
Boas novas para as vítimas de Alzheimer
por Adele Grandis
A principal característica do Alzheimer é a perda de memória. Quem sofre da doença muitas vezes não se esquece apenas de pessoas e fatos. Eles também tem dificuldade em se lembrar de executar atividades corriqueiras, como escovar os dentes, tomar banho e até mesmo comer. Sendo assim, não é raro que vítimas da doença sejam desnutridas.
Pensando nisso, a empresa britânica Rodd desenvolveu o Ode, um gadget voltado à estimulação da alimentação para quem sofre de Alzheimer. Desenvolvido em parceria com a expert em fragrâncias Lizzie Olstrom, o aparelho é programado para exalar odores de pratos típicos da gastronomia britânica.
O dispositivo libera, três vezes ao dia, cheiros de alimentos comumente ingeridos no café da manhã, almoço e jantar. Pela manhã, por exemplo, exala o perfume de tortinhas de cereja recém-saídas do forno e no começo da tarde, carne assada na panela.
Em sua fase de testes, o Ode foi disposto em alguns asilos e obteve bons resultados. Metade dos pacientes respondeu aos estímulos olfativos e pediu por comida.
A empresa ainda está estudando a criação de novas fragrâncias uma vez que nem todo mundo sente atração pelos mesmos cheiros/sabores. A ideia é que em breve a programação de aromas seja personalizada de acordo com os gostos alimentares de cada paciente.
O aparelho com os três cartuchos, com duração de três meses cada, custa US$ 420 – um gasto alto considerando os cuidados necessários e constantes com vítimas de Alzheimer.
Sendo assim, a empresa está à procura de outros negócios e marcas interessados em patrocinar a ideia para que os custos sejam barateados.
[Crédito de Imagem: Rodd]
| via Design Taxi
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário