Chapa Quente
Britânicos criam aditivo para saciar a fome
por Adele Grandis
Cientistas britânicos desenvolveram um aditivo para alimentos que é capaz de aumentar a sensação de saciedade, reduzindo, assim a ingestão de alimentos e desacelerando o aumento de peso.
A substância, batizada IPE, foi criada na Escócia em parceria entre o Imperial College de Londres e a Universidade de Glasgow. Seu principal ingrediente, o proprionato, ao ser produzido no corpo a partir da quebra das fibras no intestino, nos ajuda naturalmente a sentir-nos satisfeitos.
O produto já foi utilizado em testes com humanos, mas os cientistas ainda estão em busca de uma alternativa para tornar seu consumo mais agradável. Uma vez que o aditivo é um pó solúvel de gosto desagradável, os especialistas se voltam a contornar o problema tentando incorporá-lo em pães e frapês de frutas.
A dificuldade no processo, porém, era encontrar uma forma de levar o propionato até o intestino grosso, onde vai desencadear a liberação de hormônios que controlam o apetite. Utilizado sozinho, o pozinho não proporcionaria esta eficácia, pois a substância seria absorvida cedo demais pelo intestino.
Como solução, os estudiosos ligaram o propinato à inulina, carboidrato natural encontrado em plantas. Dai a origem do nome IPE, uma sigla em inglês que denota um éster formado pela ligação inulina-propionato.
A mistura permite que o aditivo passe pelo sistema digestivo com segurança antes de ser desacoplado da inulina pelas bactérias do intestino grosso.
Para testar a eficiência da descoberta, 20 voluntários receberam ou a inulina ou o IPE e depois foram liberados para comer à vontade. Como resultado, comeram 14% menos quantidade de alimento que o habitual.
Em outro teste, 49 voluntários acima do peso receberam IPE ou inulina, ambos em pó. Eles foram instruídos a adicionar 10g de um dos dois itens à comida diariamente. Após 24 semanas, 6 dos 24 que tinham recebido inulina haviam aumentado o peso em mais de 3%, enquanto apenas 1 dos 25 que receberam o IPE, tiveram aumento de peso.
No entanto, para que o aditivo possa realmente surtir efeito, é preciso que a pessoa que o ingira siga uma dieta rica em fibras, para potencializar suas propriedades.
Agora resta aguardar para que a novidade chegue, de fato, ao mercado.
[Crédito de imagens: Academia Phidias, Nummy 4 My Tummy e ToshiMetha]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário