Comportamento
Chefs criam pratos incríveis à partir de dados estatísticos
por Redação
Imagine uma sopa cuja receita é baseada em estatísticas de pesca locais. Ou, uma pizza que tem os ingredientes inspirados na densidade demográfica étnica de uma cidade. Confuso? Um projeto ‘cabeçudo’, eu diria, porém in-crível! Vou explicar melhor.
Intitulado Data Cuisine, o projeto, encabeçado pelo artista e visualizador de dados Moritz Stefaner, teve início em Helsinki e, desde então, expandiu-se para Barcelona.
A ideia de Stefaner, é uma pesquisa experimental sobre a representação de dados através da culinária. Em suma, é um conjunto de infográficos representado por pratos de comida elaborados por chefs.
Os alimentos, tais como forma, textura, cheiro, sabor, nutrição e origem, representam qualidades inerentes às coletas de dados.
Nas oficinas, Moritz Stefaner e chefs de cozinha, elaboram pratos como, entradas, aperitivos, sanduíches e sobremesas baseados em dados demográficos e estatísticas de determinados lugares e regiões.
Nestes pirulitos de bolo feitos com chocolate branco, gergelim e granulados, por exemplo, Klaas Glenewinkel e Jess Smee mostram a porcentagem de usuários que utilizam o Facebook utilizando granulados azuis.
Na Tunísia, o número de usuários do Facebook é bastante alto, enquanto que no Egito este número é bem menor.
Estes números levantam questionamentos se existe alguma ligação entre o uso do Facebook e os resultados da Primavera Árabe. Na Tunísia, a Primavera Árabe teve um impacto sustentável sobre a democratização da sociedade, muito em contraste com o Egito, que caiu sob a liderança totalitária.
Neste outro gráfico, o desemprego na Espanha é representado em um tradicional pão com tomate.
Com o aumento do desemprego ao longo do tempo, a quantidade de tomate diminui, enquanto que a de alho aumenta. A consequência, é o aumento do desemprego em 2013, onde mais de 50% dos jovens com até 25 anos de idade, não encontraram oportunidades profissionais na Espanha e tiveram que emigrar para outros países.
Este outro infográfico representa a quantidade de moradores de rua de Barcelona, que compara a situação durante o verão (parte maior) e durante o inverno (parte menor).
Refletindo o tema sobre a luta diária dos sem-teto e transferindo para o alimento, Pilar Talavera decidiu usar, exclusivamente, os resíduos de comida dos outros participantes para criar seu prato.
Além de conversar com os dados coletados, Pilar conseguiu mostrar que temos que considerar possíveis as possibilidades de criar pratos saborosos reutilizando alimentos.
Neste próximo, o prato de abertura faz parte de uma série de três que investiga a vida sexual dos jovens de Barcelona.
Acima, o Domestic Data Streamers mostra a quantidade deles que fazem sexo no primeiro encontro. Representados pelas cores azul e rosa, os dados colhidos mostram, no emaranhado de macarrão, que 86% dos homens e 59% das mulheres transam na primeira noite. Os fios retos mostram mulheres e homens em abstinência sexual.
O segundo da série é representado por sushis e mostra quantas vezes casais têm relações sexuais comparados aos solteiros.
Os ‘bolinhos de arroz’ têm dois recheios diferentes: os homens são representados por uma redução de carne, enquanto que as mulheres, são preenchidas por peixes. As cores mais claras dos sushis representam os solteiros e os mais escuros, os com parceiros fixos. A quantidade de gergelim e sal em cima, indica a frequência dos encontros sexuais dos diferentes grupos.
O terceiro e último da série conclui a pesquisa sexual dos jovens espanhóis e é representado por estes caramelos de açúcar tingidos. Cada ‘splash’ representa uma técnica diferente que estes jovens atingem o clímax.
Por não ser tão simples de atingir (de acordo com dados espanhóis) o orgasmo dos jovens é representado por estes espirros moleculares não tão fáceis de fazer também.
Este projeto sensacional, que já passou pela Finlândia e está agora na Espanha, continuará em vários outros países, sempre com o objetivo de coletar dados, convidar chefs e desafiá-los a transformar estatísticas em pratos incríveis!
Adoramos o Data Cuisine e vamos sempre atualizar vocês com novos pratos e dados estatísticos. Para quem quiser acompanhar em tempo real, pode assinar o feed do projeto e acompanhar os workshops pelo site.
[Crédito das Imagens: Data Cuisine]
| via The Creators Project
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário