
Curiosidade
De onde vem a canela?

por Valéria Scavone
Ok, acertou quem respondeu da caneleira, rs! Nativa do Sri-Lanka, pequeno país localizado no sul da Ásia, a canela é um dos alimentos mais antigos conhecidos. Considerada símbolo da sabedoria na antiguidade, este pedacinho de árvore com sabor e cores únicas é um dos mais importantes produtos da história do comércio.
Aqui no Brasil, os responsáveis pela introdução da canela foram os jesuítas, que perceberam que o solo, a temperatura média e a umidade favoreciam seu crescimento. Com um alcance de até 9 metros de altura e troncos com diâmetros em torno de 35 centímetros, a caneleira necessita de umidade entre 80%, temperatura em torno dos 25º Celsius e 1.500 milímetros de chuva distribuídos anualmente.
Encontrado o ambiente ideal, o resultado são árvores com folhas verde-claras, brilhantes e lisas, cachos ramificados com florzinhas amarelas ou esverdeadas e cascas com aquele aroma único, que é de onde se extrai a canela.
Em pó ou em pau, a especiaria é capaz de transformar um prato ou uma bebida, oferecendo um aroma e gosto levemente adocicado. A canela casa muito bem com doces, tortas, compotas, pães, alguns tipos de carne, bolos, bebidas como, capuccino, chás, chocolate quente, e outros mais.
Além do uso culinário, a canela também é utilizada na preparação de medicamentos e cosméticos e indicado para aliviar dores abdominais, combater úlceras estomacais, hipertensão, resfriados e dores abdominais.
Por adorar canela e considera-la exótica, que requer cuidado em seu uso, decidimos compartilhar um vídeo lindo que mostra o caminho da canela em Sumatra, um dos lugares onde mais se exporta a especiaria. Olha só que bonito:
Demais, né?
Para completar este artigo, que tal conferir uma receitinha de arroz doce feito com canela? Huuum! Só clicar aqui e tomar nota : )
[Crédito das Imagens: Still do Youtube]
| via Globo Rural
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário