Curiosidade
Champagne Pool, a piscina de água quente e borbulhante
por Valéria Scavone
Localizada na área geotérmica de Wai-O-Tapu, na Nova Zelândia, Champagne Pool é uma fonte termal de cores vibrantes provenientes de um rico depósito de minerais e silicato.
O nome da piscina natural não é por acaso. Na Champagne Pool, há efluxo abundante de dióxido de carbono que assemelha-se a um copo de champagne borbulhante e forma bolinhas de amor na superfície.
As águas coloridas infiltram-se no subsolo cheias de carbono e sobem à superfície formando bolhas, como a champagne. A diferença é que na Champagne Pool, a temperatura da água é de 74°C.
Nas bordas da piscina a sílica*, ou dióxido de silício, é forrado com um laranja brilhante de antimônio que se solidificam fora da água fria. Nas rochas, também há mercúrio, tálio, ouro e prata.
A fonte de água quente formou-se há 900 anos decorrente de uma erupção hidrotermal. O resultado foi uma cratera de 65 metros de diâmetro e 62 metros de profundidade.
O fluxo de água da Champagne Pool alimenta outra piscina geométrica chamada Artist´s Palette (em tradução livre: Paleta do Artista), que é de cor amarela devido à concentração de enxofre.
De lá, a água flui com o dióxido de silício o Primorese Sinister Terrace e forma, abaixo deste, um belo e frágil depósito de sílica.
Um botão de teletransporte, por favor.
*Sílica: é o óxido de silício cuja fórmula química é SiO2. Em seu estado natural pode ser encontrado em diversas formas diferentes. Possui 17 formas cristalinas distintas, entre elas o quartzo, o topázio e a ametista.
FONTE: wikipedia
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário