Curiosidade
Cranberry, a frutinha que é colhida na água
por Redação
Originária na América do Norte, a cranberry é uma frutinha vermelha, azedinha, perene e rasteira. Floresce apenas uma vez ao ano, mas é altamente produtiva podendo dar frutos por até 100 anos.
Ainda não muito comum no Brasil, a cranberry é cultivada em grandes plantações no Canadá e Estados Unidos em áreas que oferecem condições especiais como solo arenoso e água fresca abundante.
Desenvolvem-se em baixas vinhas em cama com areia, turfa, cascalho e argila. Estas camas são conhecidas como “brejos” ou “pântanos” e foram originalmente criados por depósitos glaciais.
Os pântanos comerciais utilizam sistema de zonas úmidas, terras altas, valas, calhas, lagos e outros corpos d´água que fornecem um habitat natural para uma variedade de vida animal e vegetal. Na época da colheita, estas planícies são alagadas para que os frutos flutuem até a superfície e facilitem a coleta. Apenas uma pequena porcentagem dos cranberries é produzida em solos secos.
Outros dois países que aderiram a produção destas frutinhas vermelhas são o Chile e a Polônia. No Chile, o cultivo é feito em piscinas (bogs) com desnível de 50 centímetros entre elas.
A colheita é mecanizada e começa na própria piscina, com pouca água. Depois, enche-se as piscinas com água para que as frutinhas subam à superfície e sejam aspiradas por uma máquina especial.
Ao todo, há mais de 100 variedades de cranberries que cresce na América do Norte. Hoje, o DNA de novas variedades é patenteado. Há, aproximadamente, 46 mil plantas por hectare e algumas camas de cranberry têm as mesmas vinhas que foram plantadas há mais de 100 anos.
Cranberry <3
[via US Cranberries]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário