Curiosidade
Conheça a história do tradicional café suspenso, originado em Nápoles
por Redação
Café suspenso. Você já ouviu falar?
Nápoles é conhecida como a cidade da máfia, mas também se popularizou por um ato de solidariedade que ganhou o mundo.
O Início
Há pouco mais de um ano, a tradição chegou ao Brasil e algumas cafeterias aderiram à causa que consiste em, ao pagar a conta de um café, deixar outro pago a ser servido a um desconhecido.
Na Itália, isso começou com o término da Segunda Guerra, quando muitas pessoas ficaram na miséria e algumas cafeterias italianas passaram a propor aos clientes que deixassem um café pago aos pobres que passassem à procura de uma bebida.
A Continuidade em Nápoles e outros Países
À época, o que se iniciou em Nápoles, acabou se estendendo por toda a Itália. Com o passar do tempo, porém, alguns estabelecimentos encerraram a campanha, enquanto Nápoles deu continuidade à ação.
Em 2008, com o boom da crise econômica mundial, a iniciativa voltou à tona e diversos países passaram a aderi-la, como Argentina, Austrália, Bulgária, Canadá, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.
Café Suspenso como Ritual
Para os napolitanos, tomar um cafezinho é um ritual, uma desculpa para começar uma conversa com alguém, contar histórias, espairecer. Na cidade, inclusive, o café funciona como cura para todos os males e as pessoas tem o hábito de tomar, pelo menos, quatro xícaras por dia.
Na Gran Caffè Gambrinus, cafeteria com 154 anos, são servidos cerca de 1.5 mil suspensos anualmente, o equivalente a 10 por dia. Já o Caffè 7Bello serve 1 mil por ano.
A maioria das pessoas que procura pelo cafezinho são idosos e imigrantes, que vão aos estabelecimentos com suas próprias xícaras.
A Identificação das Cafeterias que ainda servem Café Suspenso
De acordo com a produtora de cafés Illy, mais de 90% das famílias italianas consomem café diariamente. A Itália é o pais com mais cafeterias do mundo – existe uma para cada 490 cidadãos.
Em 2010, foi fundada a Suspended Coffee Network, uma organização que reúne e promove todos os estabelecimentos que oferecem o serviço. Todas as cafeterias participantes têm um adesivo colado à vitrine, com a estampa de uma xícara em branco.
Inspiração do Ato de Generosidade
O ato de generosidade inspirou outras companhias a aderirem a onda do suspenso. Em 2012, a pizzaria Da Concettina ai Ter Santi, também em Nápoles, criou a proposta de deixar pedaços de pizza pagos, que são distribuídos aos pobres no final do expediente.
Até mesmo a Feltrinelli, uma rede de livrarias, seguiu a iniciativa, propondo aos clientes de pagar livros para quem não pode compra-los, a fim de promover o hábito da leitura.
| via Públicio.pt
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário