Melhor feito em Casa
Dicas preciosas para o Peru de Natal perfeito
por Valéria Scavone
Chega esta época do ano e saber truques para o peru de Natal perfeito, nunca é demais. E o melhor é que estas dicas cabem perfeitamente para aquele belo frango assado de domingo.
Neste post, vamos compartilhar dicas para um peru uniformemente cozido, perfeitamente temperado e com aquela pele crocante que faz toda a diferença.
Spatchcock para o sucesso do Peru de Natal perfeito
Spatchcock é uma técnica de preparo de aves para o cozimento que consiste em cortar o animal ao meio, removendo a espinha dorsal e pressionando-o até ficar achatado.
Por que Spatchcock?
Primeiro porque esta técnica cozinha a ave mais rápido – em menos de uma hora e meia. Como toda a carne está no mesmo plano e igualmente exposta ao calor, tudo cozinha de forma mais uniforme.
Desta forma, não há mais cozimento excessivo da carne do peito enquanto as coxas lutam para ficarem prontas. E com toda a pele em cima do pássaro, fica maravilhosamente crocante.
Finalmente, uma ave assada com esta técnica ocupa menos espaço vertical, disponibilizando espaço para acomodar mais pratos na outra grade do forno.
Como fazer?
Vire a ave de cabeça para baixo para que a espinha dorsal fique voltada para cima. E então, usando uma tesoura de aves resistente, corte ao longo de cada lado da espinha dorsal para removê-la.
Vire o peru com o peito para cima, e pressione firmemente o centro do osso do peito até que ele se quebre e a ave fique plana.
Salmoura seca antes
Salmoura seca significa salgar e temperar o peru, e depois, deixá-lo descansar.
Por que salmoura seca?
É mais fácil e menos bagunçado do que salmoura úmida, mas atinge o mesmo resultado: carne suculenta e bem temperada, além de produzir uma pele bem crocante.
Como fazer?
Misture sal e temperos e esfregue sob e sobre a pele do peru. Leve à geladeira, descoberto, por 24 horas. Separe 3/4 de colher de chá de sal kosher a cada 450g de ave.
Asse direito
Deixe descansar
Certifique-se de deixar o peru descansar em temperatura ambiente por uma hora antes de assar. Você não quer que ele vá para o forno frio como a geladeira.
Teste o encaixe
Antes de ligar o forno, teste o encaixe da assadeira (com o peru) para ver exatamente onde você precisa organizar as grades do forno.
Meça a temperatura
De preferência, use um termômetro digital (leave-in) para não ter que abrir o forno para verificar a temperatura do peru. Insira-o na parte carnuda da coxa, certificando-se de que a ponta não toque no osso e não atravesse completamente.
Deixe descansar
Deixe a ave descansar por 30 minutos para permitir que os sucos se assentem, e então, vá para o corte.
Com estas dicas você terá um peru de Natal perfeito, suculento, super saboroso e crocante.
[Receita via: Food and Wine]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário