Curiosidade
Os pratos preferidos dos ditadores
por Valéria Scavone
Lançado em Londres, o livro Dictator´s Dinners, de Victoria Clark e Melissa Scott, apresenta os hábitos alimentares de 26 dos mais notórios e soberanos ditadores do mundo.
Com base em dados recolhidos a partir de anotações e escritos de suas governantas, chefs e pessoas próximas à eles, o livro é um compilado de gostos estranhos, extravagantes e, por vezes, extremamente simples.
De sopa de barbatana de tubarão até uma tigela generosa de salada de alho cru, veja 10 dos pratos dos ditadores que estão no livro Dictator´s Dinners.
1. Benito Mussolini
Um dos pratos preferidos de Mussolini era uma salada feita de alho cru picado, temperada com azeite e limão.
“Ele costuma comer uma tigela inteira. Sua esposa, Racehele, uma vez com carinho, confidenciou ao cozinheiro da família: ‘Eu não poderia ir a nenhum lugar perto dele depois disso. À noite, eu deixava ele dormir sozinho e me refugiava no quarto das crianças’”.
No livro, as autoras observam que Mussolini não podia comer purê de batatas porque tinha dores de cabeça. Também não gostava de carne, mas tinha uma queda forte por vitela.
2. Antonio Salazar
Salazar pensava que sua devoção por Portugal significava que ele devesse seguir sem sua esposa e família. Suas refeições eram feitas por sua governanta, Dona Maria. Sua abordagem para a comida era contemplativa ao extremo e o custo exato de cada refeição lhe interessava.
Em seu café da manhã, café de cevada ou chá servidos com torradas. Sem leite nem manteiga. Para o almoço, gostava de sopa de peru moído, ou sardinha, ou repolho simples.
De acordo com o livro, seu prato preferido era sardinha assada e feijão fradinho porque lembrava de sua infância pobre e de quando tinha que dividir com seu irmão uma única sardinha.
3. Kim-Jong II
Kim-Jong bateu até o record de seu colega comunista, Fidel Castro, com o título de “O Ditador mais viciado em comida do mundo”, de acordo com o Dictator´s Dinner.
Ele enviou seu chef para o mundo todo para trazer-lhe alimentos raros como, caviar iraniano, carne de porco dinamarquês, mangas tailandesas e arroz japonês aromatizado com Artemísia.
Suas empresas favoritas eram a Shark Firm Soup e a Poshintang, que vendia sopa de carne de cachorro, e, supostamente, fornecia imunidade e virilidade. Apesar de ser um viciado em comida, Kim-Jong comia um pouquinho de cada prato em cada refeição.
4. Muammar Gaddafi
Gaddafi gostava muito de beber leite de camelo, o que fez com que não favorecesse seu sistema digestivo e levou à grave flatulência.
Hospitaleiro de si mesmo, Gaddafi não sentia-se confortável em aceitar hospitalidade dos outros. Em uma visita a Belgrado, em 1961, ele insistiu em montar sua tenda em frente ao seu hotel, junto com seus camelos, para ter, sempre que possível, um copo de leite fornecido por eles.Ele ficou indignado quando Washington recusou-lhe a permissão para fazer o mesmo no Central Park, em Nova York, vinte anos depois.
Seu jantar favorito foi carne de camelo e cuscuz. Com camelo, a corcova é o melhor corte. Normalmente cozido ou assado.
5. Fidel Castro
Fidel gostava de alimentos frescos e gostava de dar instruções aos cubanos sobre o caminho certo para cozinhar alimentos como costelas de cordeiro, bacalhau, banana frita e lagosta.
Uma vez, uma amante revelou que Fidel Castro, quando era mais jovem, gostava muito de uma espécie em extinção que hoje é protegida internacionalmente: tartaruga.
6. Idi Amin
Quando Amin foi questionado sobre os boatos de ser um canibal, ele respondeu: “Eu não gosto de carne humana. É muito salgada para mim”.
Tinha um apetite voraz por laranjas. Comia cerca de 40 por dia e por conta do mito de ser o “Viagra da Natureza”, Amin ganhou o apelido de Mr. Jaffa.
Ele também era conhecido por ter um amor enorme por fast-food como pizza e KFC, mas, é muito provável que seu jantar favorito tenha sido cabrito assado, mandioca e pão de milho.
7. Joseph Stalin
O chef de Stalin era o avô de Vladimir Putin, Spiridon Putin, que cozinhava o que o ditador referia-se como “algo para comer” – um jantar de seis horas. De acordo com o Dictator´s Dinners, o que ele comia foi muito influenciado por suas raízes georgianas.
Nikita Khrushchev, comentou uma vez: “Eu não acredito que alguma vez na história ouve um líder de responsabilidades comparáveis que desperdiçou mais tempo do que Stalin sentado ao redor da mesa de jantar apenas para comer e beber”.
8. Francisco Franco
Franco se tornou um caçador e pescador em sua meia idade de vida.
A busca por um atum grande estava se transformando em sua grande paixão. No verão de 1958, nas Astúrias, ele pescou um salmão gigantesco com uma lança e uma baleia de 20 toneladas. No ano seguinte, ele atirou em mais de 5 mil perdizes e, quase uma década mais tarde, na idade venerável de 76 anos, conseguiu aterrar uma baleia de 22 toneladas.
Rumores dizem que nenhum restaurante em Madrid podia deixar de servir paella às quintas-feiras. As autoras do livro acreditam que a Paella Gallega tenha sido o prato preferido do ditador.
9. Saddam Hussein
Carpa grelhada era o prato preferido de Saddam Hussein.
O proprietário de um restaurante em Baghdá, recorda que os guarda-costas de Saddam pegavam as carpas encomendadas duas vezes por semana.
No livro, as autoras dizem que Hussein foi cuidadoso no tamanho das porções, pegando sua comida e deixando metade no prato.
10. Adolf Hitler
Hitler não era tão comprometido ao vegetarianismo como muitos pensam. Ele gostava bastante de comer pombo recheado com nozes, língua, fígado e pistache.
“Um soldado que compartilhou das últimas semanas de vida com Hitler no bunker e comeu com o ditador inúmeras vezes, lembrou do espetáculo dele devorando a comida de forma completamente mecânica, do jeito que ele mordia as unhas na mesa, passava o dedo indicador no nariz e se acabava na sobremesa”.
Dictator´s Dinners diz que Petits Poussins à la Hambourg (pombos bebê) foi o jantar favorito de Hitler servido em um hotem em Hamburgo por um chef britânico no início da década de 30.
O livro Dictator´s Dinner está à venda na Amazon por US$ 15,54. Para comprar, clique aqui.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário