
O Corpo Come
Fast food: efeitos colaterais além do peso e saúde
por Adele Grandis
Sabemos que as fast foods são uma bomba de calorias, gorduras saturadas e trans, açúcar e sódio. Bem como que seu consumo frequente pode levar à obesidade e causar doenças cardiovasculares, diabetes e até infarto.
Porém, elas também causam outros riscos ao nosso organismo que, muitas vezes, nem nos damos conta. Confira abaixo, alguns problemas desencadeados pela sua ingestão em excesso:
:: Desregulação do intestino ::
Quando se é jovem, o intestino, em geral, funciona bem. Porém, com o envelhecimento, algumas funções corporais já não são realizadas com a mesma eficácia, especialmente no que diz respeito ao intestino.
Neste caso, quem consome muita fast food sofre. Constipação é um dos problemas causados pela ingestão de comidas processadas; como pão e arroz, que tem poucas fibras. Alimentos com altas doses de sódio, então, pioram ainda mais a situação.
:: Vai e vem de emoções ::
O humor também é afetado pela fast food, que pode causar estresse ou mesmo depressão – e isso vira um círculo vicioso. Quanto mais nos sentimos tristes, mais ficamos desmotivados e acabamos, por consequência, descontando essa insatisfação na comida. O ganho de peso é uma consequência e a baixa autoestima decorrente dos quilinhos extras gera a depressão.
Comidas com muito açúcar e sódio também podem tornar os sintomas da tensão pré-menstrual ainda piores. Isso sem contar que têm efeitos emocionais e químicos que diminuem a libido e podem, no caso dos homens, causar até impotência.
E alimentos com muita gordura podem diminuir a quantidade de espermatozoides e alterar a ovulação.
:: Na cara ::
Uma dieta rica em açúcar pode adiantar os processos de envelhecimento da pele, causando rugas e enfatizando marcas de expressão. Escamações, acne e oleosidade também estão na lista de sintomas.
Já as comidas com muito sal, por terem líquidos, causam inchaços – especialmente abaixo dos olhos.
Ou seja, extrapolar na fast food pesa na balança, no eletrocardiograma e também no espelho. Se não abrir mão, consuma com moderação!
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário