Entretenimento
Festinhas que perdemos: Woodstock
por Redação
Woodstock foi o maior evento hippie que já aconteceu na história da humanidade. O festival, teve atrações lendárias da música como, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Creedence Clearwater Revival, Santana, Sly and The Family Stone, entre outras feras.
Aconteceu entre 15 e 18 de agosto de 1969, e até hoje em nossas memórias.
Anunciado como “Uma Exposição Aquariana: 3 dias de Paz & Música“, o festival esperava receber cerca de 50 mil pessoas.
Mas jovens comunistas e da contracultura dos anos 60 e 70, compareceram em peso ocupando todo o espaço possível da pequena Bethel, em NY.
A cidade foi transformada em área “calamidade pública”.
Mesmo anunciado a venda prévia de ingressos, aproximadamente 500 mil pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito. O fluxo de carros era tanto que chegou a bloquear a Via Expressa do estado de Nova York.
Com 10 vezes mais pessoas que o esperado, o evento não estava preparado para receber o número absurdo da geração peace and love. Quem esteve por lá acabou passando por uns probleminhas básicos. A escassez de alimentos e de água, chuva inesperada, lama pra caramba, e o saneamento básico foi pro beleléu.
Organizado por Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfield, o Woodstock rolou na fazenda de Max Yasgur e teve um valor aproximado de quase US$ 3 milhões para ser produzido. A venda de ingressos reverteu apenas US$ 1,8 milhões e os organizadores tiveram que se virar nos 30 para recuperar a outra parte do investimento.
Uma das opções foi investir em um filme. Em 1970, foi lançado o documentário Woodstock. O filme trouxe ao público e para a história, imagens e um compilado dos melhores momentos com uma trilha sonora incrível!
Mesmo assim, Roberts disse que levou até 1980 para pagar todas as dívidas.
Apesar dos pesares, o evento histórico foi reconhecidamente pacífico. Satisfez muito bem todas as pessoas que compareceram, houve harmonia social, só música boa de verdade e uma onda de amor quase sem fim.
Curiosidades
– Duas fatalidades aconteceram no Woodstock: a primeira decorrente de uma provável overdose de heroína, e a outra, um atropelamento de trator.
– Dois partos foram registrados: um dentro dentro de um carro preso no congestionamento; e o outro, no helicóptero.
– The Who começou a tocar as 4 horas da manhã e tocou ao todo 25 músicas.
– Janis Joplin abriu o show com Kozmic Blues.
– Várias bandas e músicos recusaram o convite de participar do festival. Entre eles, Led Zeppelin, The Beatles, Jethro Tull, The Doors, Bob Dylan, Frank Zappa e mais alguns.
Woodstock: festona da boa que perdemos…!
Porém, graças às alternativas dos organizadores em recuperar parte da grana que investiram, temos a oportunidade de assistir ao documentário Woodstock.
Este, inclusive, foi todo editado por Martin Scorsese. Para assistir na íntegra, clique aqui.
| via Demilked
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário