Alimentação e Saúde
Guia promove programa de alimentação saudável nas escolas
por Redação
É na infância que formamos nossos hábitos alimentares. É nesta fase da vida que, normalmente, definimos nossos costumes, sejam saudáveis ou não.
A escola, além de ser um fator determinante na formação de hábitos da vida, é também, extremamente importante na fase de estímulos alimentares saudáveis. Por isso, deve ser um ambiente favorável à disseminação da cultura benéfica à saúde.
Comparando a qualidade nutricional atual das escolas com uma análise feita com crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, percebeu-se que o excesso de peso é uma questão que merece atenção.
Em ação do Ministério da Saúde junto com a FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares) foi criado o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis. Este manual, tem como propósito, mobilizar diretores de escolas, donos/administradores e a comunidade escolar para a transformação das cantinas tradicionais em cantinas saudáveis, agregando qualidade nutricional aos lanches e/ou refeições.
O Manual das Cantinas Escolares Saudáveis é destinado a donos e gestores de cantinas escolares para auxiliar na mudança da oferta de alimentos fritos, gordurosos e não benéficos à saúde, por alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e nutrientes.
No guia, há informações fundamentais sobre alimentação e nutrição: o que é um lanche saudável e como promovê-lo; orientações sobre normas de higiene; estratégias e sugestões de um cronograma para implantar a cantina saudável, dentre outras.
Uma alimentação saudável na fase de crescimento e formação de hábitos, é fundamental para a constituição de crianças menos obesas, mais conscientes e, consequentemente, com melhor desempenho escolar.
Dados informam que 70% dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) vão, anualmente, para o tratamento de doenças crônicas como: diabetes, hipertensão, obesidade, câncer e doenças do coração, causadas, em grande parte, por uma alimentação de má qualidade (ARAÚJO, 2006).
Com a reeducação da oferta alimentar dos donos de cantinas, teremos adultos menos propensos a desenvolver doenças por terem adquirido comportamentos favoráveis à saúde e ao desenvolvimento mental e corporal.
Apesar da Federação Nacional das Escolas Particulares fazer parte do projeto, as escolas públicas que tiverem interesse em fazer parte da transformação dos hábitos alimentares saudáveis de suas crianças, podem, livremente, ler a cartilha e aplicar em seus estabelecimentos educacionais.
Para fazer o download do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis, clique aqui.
[FONTE: Cantina Saudável]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário